Skip to main content

(Foto: Divulgação)

 

 

O impacto do coronavírus tem acarretado redução de renda e altos níveis de insegurança econômica nas famílias. O desdobramento disso, de acordo com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), é um aumento significativo no número de crianças e adolescentes em trabalho infantil na América Latina e no Caribe, incluindo as zonas rurais.

De acordo com nota técnica publicada nesta quinta-feira (11/6) pela OIT e Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL), a crise se estenderá rapidamente ao campo, que já enfrenta déficit em oportunidades decentes de trabalho.

“Portanto, espera-se que os impactos mais importantes e de longo prazo ocorram nos setores urbanos mais vulneráveis, afetando em seguida as comunidades rurais já marginalizadas. As áreas rurais, onde há maiores riscos de trabalho infantil, serão afetadas posteriormente pela crise devido às características de menor interação entre as pessoas e menor dinamismo econômico”, aponta a nota técnica.

A análise da OIT e CEPAL inicialmente abrange Costa Rica, México e Peru, permitindo estimar que o trabalho infantil possa aumentar entre 1 e 3 pontos percentuais na região. A projeção é alarmante, uma vez que os índices de trabalho infantil têm reduzido nos últimos anos, caindo de 10,8%, em 2008, para 7,3%, em 2016.
Source: Rural

Leave a Reply