Skip to main content

 

 

Boa noite! Veja os destaques desta terça (8/6) no site da Globo Rural.

Safra recorde

(Foto: José Medeiros/Ed. Globo)

 

Levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) estima que o Brasil terá uma safra de grãos recorde, com 250,5 milhões de toneladas. O resultado é 3,5% maior em relação à safra passada, um avanço de 8,5 milhões de toneladas. A maioria absoluta – mais de 220 milhões de toneladas – é de soja e milho.

O IBGE também projeta safra recorde para o país neste ano. O levantamento divulgado nesta terça-feira (9/6) prevê uma colheita de 245,9 milhões de toneladas de grãos, alta de 1,8% ou 4,4 milhões de toneladas a mais do que no ano anterior.

Intervenção na Argentina

(Foto: Marcos Brindicci/Reuters)

 

O governo da Argentina decretou a intervenção do grupo Vicentin, a única trading agrícola com capital exclusivamente argentino e um dos seis maiores do país. O anúncio foi feito pelo presidente, Alberto Fernández, que também informou o envio de um projeto de lei ao Congresso para expropriar a companhia, que se encontra em processo de reestruturação de sua dívida desde a primeira semana de dezembro de 2019.

PIB do agro

 

(Foto: USDA/CCommons)

O Produto Interno Bruto do (PIB) do agronegócio teve alta de 3,3% no primeiro trimestre deste ano em comparação com o mesmo período de 2019, puxado principalmente pela alta de preços e por expectativas de maior produção. Segundo estudo de CNA e Cepea, houve alta nos setores primário (5,85%), serviços (3,53%), agroindústria (1,41%) e insumos (0,43%). A pecuária cresceu 6,11%, e a agricultura, 1,91%.

Pandemia no agro

(Foto: Sergio Rannalli/Ed. Globo)

 

Um estudo com agricultores de Brasil, Estados Unidos, Canadá e Alemanha mostrou que, apesar da preocupação com o coronavírus, o setor manteve a intenção de plantio definida antes da pandemia. Dos brasileiros, 63% dizem que não irão alterar os planos para a próxima safra. Mas o investimento em equipamentos e insumos pode ser menor.

Feira adiada

(Foto: Divulgação)

 

A organização da Bahia Farm Show confirmou que, diante do avanço da pandemia de Covid-19 no Brasil, a feira não será realizada em 2020. Com isso, a 16ª edição está marcada para ocorrer entre 25 e 29 de maio de 2021 em Luís Eduardo Magalhães (BA). Os organizadores disseram que a decisão foi "definida em consenso".

Alface mais cara

(Foto: Max Pixel/Creative Commons)

 

Por conta de problemas de qualidade, o preço da alface americana aumentou 14,84% nos últimos dias em Mogi das Cruzes (SP). Segundo o Cepea-Esalq/USP, a oferta foi menor no período por conta principalmente da murchadeira, doença favorecida por temperaturas mais baixas – a variedade do tipo americana é a mais sensível à doença.

Etanol em alta

(Foto: Max Pixel/Creative Commons)

 

Em meio às medidas de flexibilização do isolamento social para conter a pandemia do coronavírus, os preços para o mercado de etanol subiram novamente na primeira semana de junho com o restabelecimento gradativo da demanda no mercado paulista. Essa foi a sexta alta consecutiva para o hidratado e a quinta para o anidro. 

Terras indígenas

(Foto: Globo Rural)

 

Quase 10 mil propriedades inscritas no Cadastro Ambiental Rural (CAR) estão sobrepostas a terras indígenas em diferentes fases de regularização ou a áreas com restrição de uso. O estudo, da Câmara de Populações Indígenas e Comunidade Tradicionais do Ministério Público Federal, vai subsidiar o combate à grilagem e aos crimes ambientais em terras indígenas, bem como às violações dos direitos humanos.

Covid-19 nos frigoríficos

 

(Foto: Marcelo Min/Ed. Globo)

 

As indústrias de abate e processamento de carnes e pescados do Rio Grande do Sul deverão seguir um plano de contingência para prevenir, monitar e controlar a transmissão da Covid-19. A portaria publicada pela Secretaria Estadual da Saúde exige, por exemplo, uso de equipamentos de proteção individual e distanciamento entre trabalhadores.
Source: Rural

Leave a Reply