Skip to main content

 

Boa noite! Confira os destaques desta quinta-feira (4/6) no site da Globo Rural.

Sem negacionismo

O vice-presidente da República, Hamilton Mourão, admitiu nesta quinta-feira (4/6) que o desmatamento e as queimadas estão crescendo no Brasil. Responsável pelo Conselho Nacional da Amazônia, Mourão afirmou, em entrevista a jornalistas a qual Globo Rural participou, que “o negacionismo não leva a nada”. Mourão destacou, ainda, os resultados da Operação Verde Brasil. Segundo ele, a segunda fase já apreendeu 7 mil metros cúbicos de madeira na Amazônia em três semanas e aplicou mais de R$ 18 milhões em multas.

Mata Atlântica

Depois de ter uma nota técnica publicada em abril deste ano contestada por órgãos ambientais e pelo Ministério Público Federal (MPF), o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, revogou nesta quinta-feira (4/6) o documento. Na prática, a medida regularizava invasões em áreas da Mata Atlântica desmatadas e ocupadas até julho de 2008, abrindo a possibilidade para cancelar multas. O governo decidiu ingressar com uma ação direta de constitucionalidade no Supremo Tribunal Federal (STF), para evitar futuros questionamentos jurídicos.

Safra de soja

A consultoria Datagro aumentou a previsão de produção de soja do Brasil em 2019/20 para 122,06 milhões de toneladas, ante 121,26 milhões de toneladas no último levantamento, divulgado em abril. O volume representa aumento de 2% ante a colheita da temporada anterior, estimada pela consultoria em 119,19 milhões de toneladas, mas fica abaixo do recorde de 2017/18 de 122,30 milhões de toneladas.

(Foto: Pierre Duarte/Ed. Globo )

 

Agrishow só no ano que vem

Maior feira de tecnologia agrícola da América Latina, a Agrishow 2020 foi oficialmente cancelada por conta da pandemia do coronavírus. A organização informou na tarde desta quinta-feira (4/6) que a 27ª edição será realizada entre 26 e 30 de abril de 2021. No ano passado, a Agrishow recebeu 159 mil pessoas e movimentou R$ 2,9 bilhões, 6,4% a mais do que em 2018. De acordo com a Informa Markets, organizadora da feira, o grande entrave é que a realização só poderia ocorrer em 16 de agosto e estaria condicionada à reabertura das atividades econômicas em Ribeirão Preto (SP).

Preços de alimentos

O Índice de Preços de Alimentos da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) alcançou média de 162,5 pontos em maio, queda de 3,1 pontos (1,9%) ante abril e o menor valor desde dezembro de 2018. O recuo mensal é o quarto consecutivo e reflete, principalmente, contínuos efeitos econômicos negativos relacionados à pandemia do novo coronavírus. O resultado mensal, segundo a FAO, foi pressionado em grande parte por uma queda acentuada nos preços de todos os subíndices, exceto o de açúcar, que registrou alta pela primeira vez em três meses.

Frigoríficos

Editada de forma emergencial para evitar demissões em massa durante a pandemia de Covid-19, a Medida Provisória 927 recebeu mais de mil emendas desde a sua publicação. A mais recente delas, incluída na quarta-feira (3/6), tem impacto no trabalho em frigoríficos. O texto prevê restringir os intervalos térmicos assegurados pela Consolidação das Leis do Trabalho às atividades realizadas entre 10°C e 15°C apenas aos trabalhadores expostos a temperaturas abaixo de 4°C.

Indígenas na JBS

A Justiça do Trabalho de Concórdia concedeu nesta quarta-feira (03/06) uma liminar determinando a reintegração imediata de 40 trabalhadores indígenas demitidos de um frigorífico da JBS em Seara, Santa Catarina. A decisão acata a um pedido do Ministério Público do Trabalho (MPT), alegando atitude discriminatória da empresa em relação aos funcionários incluídos no grupo de risco por uma portaria da Secretaria Estadual de Saúde.

Cavaleiro embaixador

O brasileiro Filipe Masetti Leite, conhecido como Cavaleiro das Américas, foi nomeado embaixador do Calgary Stampede, conhecido como o rodeio mais tradicional do mundo. Neste ano, o evento com mais de 100 anos de existência realizado em Calgary, no Canadá, foi cancelado em razão da pandemia de Covid-19, mas terá uma série de ações online.

(Foto: Editora Globo)

 

Dia do Meio Ambiente

O meio ambiente na perspectiva da ciência e da política é o assunto da live da Globo Rural nesta sexta-feira (5/6), Dia Mundial do Meio Ambiente. A transmissão, que começa às 19h pelo horário de Brasília, será simultânea pelos perfis da revista No Facebook, YouTube e LinkedIn. Participarão do debate Tasso Azevedo, coordenador geral do MapBiomas, Eduardo Assad, cientista e pesquisador da Embrapa, Alessandro Molon, coordenador da Frente Parlamentar Ambientalista, e Aldo Rebelo, relator do Código Florestal e representante da Frente Parlamentar da Agropecuária.
Source: Rural

Leave a Reply