Skip to main content

(Foto: Nájia Furlan/Portos do Paraná)

 

As exportações de grão e farelo de soja pelo Porto de Paranaguá (PR) dobraram em maio, chegando a 2,4 milhões de toneladas, ante 1,2 milhão no mesmo mês de 2019. Os embarques neste ano ultrapassaram a marca de 2 milhões de toneladas pelo terceiro mês consecutivo.

O volume carregado nos cinco primeiros meses do ano já soma 9,6 milhões de toneladas, 33% acima do embarcado em 2019. “Apesar da crise do coronavírus, o mercado se manteve muito forte. O dólar valorizado favoreceu e o tempo seco garantiu o ritmo de embarques”, explica o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia.

saiba mais

Datagro aumenta previsão da safra de soja do Brasil para 122,06 milhões de toneladas

 

A soja em grão teve um crescimento de quase 70% na comparação entre os cinco primeiros meses de 2019 e 2020. Subiu de 4,29 milhões para 7,28 milhões de toneladas. Só em maio, foram exportadas cerca de 1,95 milhão de toneladas, quase quatro vezes mais do que as 561.284 toneladas carregadas no mesmo mês do ano anterior.

Garcia ainda destacou os esforços da empresa no cuidado com a saúde dos trabalhadores e na manutenção dos serviços. “Foi essencial dar segurança para os portuários e caminhoneiros. No campo, os produtores tiveram a certeza que a safra seria escoada com a eficiência de sempre e toda a cadeia de negócios foi preservada”, ressalta.

(Foto: Nájia Furlan/Portos do Paraná)

 

Menos tempo de espera

Em maio de 2019, 22 navios atracaram nos berços do corredor de exportação do Porto de Paranaguá. Neste ano, foram 39. O número só foi possível, segundo a empresa, porque o tempo de espera das embarcações reduziu e a produtividade dos berços aumentou.

O tempo que um navio levou para carregar caiu de uma média de 2,9 dias para 2,2 dias. Já o volume movimentado saltou de 801 toneladas/hora para 1.138 toneladas/hora.
Source: Rural

Leave a Reply