Skip to main content

(Foto: Pixabay)

 

O volume de agroquímicos usados nas lavouras brasileiras no primeiro trimestre do ano aumentou 7,5%, para 346 mil toneladas, conforme levantamento do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Vegetal (Sindiveg) encomendado à consultoria Spark.

A área em que foram aplicados defensivos aumentou em proporção semelhante (7,3%), para 550 milhões de hectares, conforme nota do sindicato. O volume aplicado por hectare tratado ficou em 0,63 quilo.

saiba mais

Custo médio do defensivo agrícola cai 2% em 2019, diz pesquisa do Sindiveg

 

O levantamento aponta que, do volume total aplicado no campo nos três primeiros meses do ano, 40% foi de herbicidas, 28% de inseticidas, 22% de fungicidas, 1% de produtos para tratamento de sementes e 9% outras categorias de agroquímicos.

O Sindiveg informou ainda que as empresas associadas ao sindicato financiaram aproximadamente R$ 21 bilhões para compras de defensivos agrícolas por produtores em 2019, com prazo médio de 240 dias. Em 2018, o montante financiado havia sido de R$ 16 bilhões e o prazo médio de financiamento, 225 dias.

Como resultado do aumento da produtividade, a necessidade de novas áreas para plantio tem sido menor, preservando-se áreas de florestas e evitando-se desmatamento

Julio Borges Garcia, p residente do Sindiveg

Soja lidera uso

 

A maior parte da área tratada com defensivos no primeiro trimestre, conforme o Sindiveg, foi de plantações de soja: 40% do total ou 219,5 mil hectares – ante 39% no primeiro trimestre de 2019. As lavouras de milho ficaram em segundo lugar, com 34% da área total ou 185,2 mil hectares tratados (33% há um ano).

Em seguida, aparecem as áreas cultivadas com algodão, que correspondem a 14% do total (15% no primeiro trimestre do ano passado). As plantações de cana-de-açúcar representam 4% da área tratada no país (mesmo percentual de um ano atrás).

Desta forma, as lavouras de soja, milho, cana, algodão e café, juntas, equivalem a cerca de 90% da área total. Em termos absolutos, a área de soja aumentou 5% no período, assim como a de milho verão (5%), milho safrinha (2%), cana-de-açúcar (7%) e algodão (6%).
Source: Rural

Leave a Reply