Skip to main content

(Foto: Emílio Mansur)

 

Mais bois têm chegado aos frigoríficos para abate, repetindo anos anteriores, quando as pastagens começam a secar. Segundo levantamento da Scot Consultoria, a maior oferta não tem pressionado as cotações do boi gordo.

A consultoria informa que as exportações em alta garantem as vendas de carne e sustentam os preços da arroba. No caso da China, maior comprador, é pago até um extra de R$ 10 pela arroba.

saiba mais

Leilão virtual de touros rende o dobro da sua versão presencial de 2019

 

A Scot ainda observa que o câmbio tem favorecido o comércio internacional de carnes brasileiras. Já o consumo interno patina por conta da pandemia. Assim, o preço da carne bovina caiu 0,38% para o consumidor interno, na média.

Oportunidade

Diretor da Alta Genetics do Brasil, Heverardo Carvalho divulgou um texto nesta sexta-feira (22/5) destacando que, apesar da crise e das incertezas econômicas, o mercado de carne bovina "parece estar conseguindo driblar os desafios", e as projeções "seguem otimistas".

Ele destaca que os Estados Unidos "tem sofrido diversos impactos da crise do coronavírus" e cita relatório do Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) apontando redução em suas previsões anuais para produção de carne bovina diante do aumento de casos entre trabalhadores de frigoríficos.

Segundo Carvalho, é aí que o Brasil pode se beneficiar e atender à demanda, já que é o maior exportador de carne bovina desde 2004 e tem o maior rebanho comercial do mundo. Ele cita, ainda, a oportunidade em aberto no mercado chinês, que deve seguir importando quantidades expressivas de carne boina até o fim de 2020.

“O USDA estima que o país deve comprar 2,5 milhões de toneladas – volume 15% maior que no ano anterior. Isso porque, com baixa produção de carne suína em 2020, em virtude de muito produtores atingidos pela pandemia que resulta em altos preços do produto, muitos consumidores chineses vão optar pela carne bovina como uma proteína alternativa", destaca o diretor da Alta Genetics do Brasil.
Source: Rural

Leave a Reply