Skip to main content

(Foto: Lucas Tavares/Agência O Globo)

 

A unidade frigorífica da BRF em Concórdia, Santa Catarina, terá que testar todos os seus 5.740 funcionários. Segundo o Ministério Público do Trabalho no Estado (MPT-SC), a medida foi determinada pela Vigilância Sanitária catarinense após reunião entre representantes da empresa, do município, do Ministério Público do Estado de Santa Catarina e do Ministério Público do Trabalho (MPT) e exige o imediato afastamento de 50% da mão de obra da planta industrial.

“Os empregados que testarem positivo devem ficar em quarentena por 14 dias. Os casos positivos assintomáticos devem permanecer afastados por sete dias. Concluída essa etapa, os outros 50% dos empregados devem ser afastados e submetidos ao teste, nos mesmos moldes. Os trabalhadores assintomáticos que apresentarem resultado negativo para Covid-19 poderão retornar ao trabalho”, explica o MPT-SC. Além de Concórdia, a BRF também enfrenta problemas com a doença em unidades do Rio Grande Sul, onde chegou a ter uma planta interditada em Lajeado com consequente abate emergencial de 100 mil aves.

Segundo o MPT, a BRF em Concórdia possui 144 casos confirmados de Covid-19 entre funcionários. Foi o único entre os grandes frigoríficos do país a firmar um Termo de Ajustamento de Conduta de âmbito nacional para adequação das condições de trabalho durante a pandemia de Covid-19. Desde abril, a BRF comprometeu-se a seguir uma série de recomendações do poder público com vistas a garantir o distanciamento mínimo entre seus funcionários.

saiba mais

Abates extras aumentam risco de Covid-19 em frigoríficos, apontam fiscais federais

 
Source: Rural

Leave a Reply