Skip to main content

(Foto: Ricardo Wolffenbuttel/Governo de SC/Divulgação)

 

A agricultura e a pecuária seguem seus próprios ciclos e dependem do cuidado diário do homem do campo. Tendo em vista que o agronegócio não pode parar, a Embrapa divulgou algumas recomendações para a prevenção do contágio de coronavírus no meio rural.

O comunicado técnico tem como objetivo difundir informações corretas e seguras para ajudar a evitar a disseminação da doença e contribui para esclarecer dúvidas sobre a Covid-19 de maneira regional, já que o documento foca em particularidades da região sul do Brasil.

Foi realizada uma compilação de recomendações voltadas a produtores rurais, funcionários de propriedades e técnicos que prestam assistência a estes estabelecimentos.

saiba mais

Embrapa Suínos e Aves começa a fazer testes para coronavírus

Embrapa libera livros sobre cultivo de hortaliças para baixar de graça na quarentena

 

Além disso, o texto apresenta a caracterização de pandemia, diferença de terminologias, sintomas e formas de transmissão, fazendo recomendações específicas, como informações sobre a possibilidade ou não de transmissão da doença pelos animais, riscos de contaminação no meio rural e intensidade da doença em climas mais frios.

 

Confira algumas dicas: 

– Evite ao máximo ir até a cidade. Quando necessário, de preferência ir só uma pessoa, usando máscara de tecido e, se possível, luvas.

– Quando não for possível lavar as mãos, higienizar com álcool 70% (líquido ou gel). Ao chegar em casa, tomar todos os cuidados, como tirar os sapatos do lado de fora de casa, ir direto para o banho e colocar toda a roupa para lavar.

– Os produtores que moram na cidade devem evitar idas ao campo, ou ficar na propriedade rural em definitivo.

– Substitua botas de couro por botas de borracha, que são mais fáceis de higienizar. Elas podem ser lavadas com água e sabão sempre que chegar em casa, de preferência do lado de fora. É desejável que os técnicos que visitam muitas propriedades carreguem um spray contendo álcool 70% ou uma solução de água sanitária, para higienizar as botas na chegada e na saída de cada propriedade.

– Durante o trabalho, mantenha distância de pelo menos 2 metros (equivalente a uma vaca ou duas ovelhas) das demais pessoas.

– Não repasse, seja pelo WhatsApp ou por redes sociais, notícias que você não tenha certeza que sejam verdadeiras. O site do Ministério da Saúde é o local mais recomendado para buscar informações confiáveis sobre a Covid-19.

Para ver todas as dicas e informações, acesse o documento completo.
Source: Rural

Leave a Reply