Skip to main content

 

Boa noite! Veja os destaques desta terça (19/5) no site da Globo Rural.

Covid-19 nos frigoríficos

(Foto: Paulo Whitaker/Reuters)

 

 

O Tribunal Superior do Trabalho (TST) deferiu liminar pedida pela JBS e liberou a retomada das operações no frigorífico em Passo Fundo (RS), o que deve ocorrer a partir desta quarta-feira (20/5). A medida autoriza a unidade a voltar à ativa até o julgamento do caso.

Embrapa faz testes

(Foto: Embrapa)

 

 

A Embrapa Suínos e Aves começou a processar as primeiras amostras para os diagnósticos de Covid-19 em 118 municípios, na região oeste e extremo oeste de Santa Catarina. A capacidade da unidade é de realizar 500 testes a cada oito horas, dependendo da demanda e disponibilidade dos insumos.

Plano Safra

(Foto: Globo Rural)

 

 

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) apresentou as propostas para o Plano Safra 2020/2021 aos deputados e senadores que fazem parte da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) no Congresso. Entre as medidas, estão ações para reduzir a taxa de juro e ampliar as fontes de financiamento para o setor.

Desmatamento na Amazônia

 

(Foto: Emiliano Capozoli/Ed.Globo)

 

 

O desmatamento na Amazônia Legal foi o maior registrado no mês nos últimos 10 anos, apontou boletim do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon). O estudo mostra que foram desmatados 529 quilômetros quadrados em abril de 2020, um aumento de 171% em relação a abril de 2019, quando somou 195 quilômetros quadrados.

Regularização fundiária

O projeto de lei 2633/20, que discute a regularização fundiária em terras da União, deve ser votado na Câmara dos Deputados nesta quarta-feira (20/5). A votação pode acontecer logo após a Medida Provisória 910/19, que tratava do mesmo assunto, perder validade. Relator da proposta, o deputado Marcelo Ramos (PL-AM) afirmou que o projeto vai regularizar propriedades de até seis módulos fiscais, o que corresponde a 92% do total.

Febre aftosa

(Foto: Wenderson Araujo/Sistema CNA/Divulgação)

 

Estados, regiões e municípios deram início ao estudo soro epidemiológico para febre aftosa, etapa necessária para que possam pleitear à Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) o reconhecimento como zonas livres de febre aftosa sem vacinação.

A ação é desenvolvida no Rio Grande do Sul, no Paraná e nos Estados que compõem o Bloco I do Plano Estratégico 2017-2026 do Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa (PNEFA): Rondônia, Acre, 13 municípios do sul do Amazonas e cinco municípios do oeste de Mato Grosso.

Venda de sêmen

Após registrar um crescimento de 21% nas vendas de sêmen bovino no primeiro trimestre, a Associação Brasileira de Inseminação Artificial (Asbia) espera manter o resultado nos próximos meses mesmo diante da pandemia, com previsão de crescer neste ano entre 17% e 19%.

Transporte de cargas

(Foto: Acervo/Ed. Globo)

 

Movimento de cargas nas estradas foi 41,2% menor na segunda semana de maio

Nova pesquisa do Departamento de Custos Operacionais (Decope) da Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística (NTC&Logística) apontou que a demanda geral por cargas no país caiu 41,23% na segunda semana de maio. O resultado obtido entre 11 e 17 de maio é 0,7 ponto percentual acima do registrado entre os dias 4 e 10 de maio (40,5%).

Cana em queda

(Foto: Sergio Ranalli/Ed. Globo)

 

A cultura da cana-de-açúcar sofreu um forte baque com a pandemia do coronavírus. Reinando nos últimos anos nas lavouras do interior de São Paulo, a cana começou a perder espaço para os grãos – soja, milho e até amendoim. Afetada pelo derretimento do petróleo, que afundou os preços do etanol, a cana já não é vista mais como uma cultura tão atraente.

Flores na quarentena

 

(Foto: Pixabay)

 

Além de decorar ambientes, as flores podem renovar o astral das pessoas e revitalizar a alegria dentro de casa. Que tal começar um canteiro em sua residência ou criar um espaço colorido no apartamento durante a quarentena? Da capuchinha até a begônia, Globo Rural separou 10 flores fáceis de plantar e que podem se desenvolver até em vasos.
Source: Rural

Leave a Reply