Skip to main content

 (Foto: Marcelo Min / Ed.Globo)

 

 

A consultoria AgRural reduziu mais uma vez sua estimativa de produção de milho safrinha na região Centro-Sul, agora para 66,7 milhões de toneladas, levando em conta a área cultivada de 11,6 milhões de hectares, que é 2,3% superior à semeada no ano passado.

Nas duas estimativas anteriores, a AgRural projetava 67,9 milhões de toneladas na primeira quinzena de março e 69,1 milhões de toneladas na primeira quinzena de fevereiro. A consultoria lembra que em 2019 a produção do Centro-Sul de milho safrinha atingiu recorde 69,3 milhões de toneladas.

Os analistas da AgRural explicam que o corte na estimativa se deve à irregularidade das chuvas observada em abril, após um mês de março que já havia sido mais seco que o normal. A revisão foi finalizada na primeira semana de maio e enviada aos clientes da consultoria no último dia 12.

Segundo a AgRural, embora as perdas ocorram em praticamente todas as áreas produtoras – incluindo algumas regiões de Mato Grosso -, a redução anual de 2,6 milhões de toneladas calculada até agora no Centro-Sul é puxada pelo Paraná, que por enquanto tem queda anual de 1,5 milhão de toneladas.

Chuvas

Os técnicos observam que as chuvas registradas na semana passada no Paraná e em Mato Grosso do Sul levaram alívio a diversas áreas produtoras, mas não revertem as perdas já consolidadas, “apenas freiam novas reduções de produtividade”.

Eles ressaltam que há previsão de mais volumes de chuvas para os dois estados nesta semana, “que serão muito bem-vindos nas áreas plantadas mais tarde. Mas o restante do Centro-Sul tende a ficar seco, o que deve levar estresse extra às lavouras dos demais estados produtores e contribuir para novos cortes de produtividade nas próximas revisões.”

Combinada com os números de março da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) para o Norte/Nordeste, a estimativa da AgRural para o Centro-Sul projeta a produção da safrinha 2020 do Brasil em 70,7 milhões de toneladas, contra 73,2 milhões em 2019. Já a produção total, que combina primeira, segunda e terceira safras, fica em 97,7 milhões de toneladas, ante 100 milhões no ciclo 2018/19. A AgRural fará uma nova revisão da segunda safra na primeira quinzena de junho.
Source: Rural

Leave a Reply