Skip to main content

 

Boa noite! Confira os destaque do site da Globo Rural nesta terça-feira (5/5).

Recordes

Abril foi de recorde para as exportações de alguns produtos da agropecuária brasileira, como mostram os dados divulgados pelos Ministérios da Agricultura (Mapa) e da Economia referentes à balança comercial. Produtos como soja, carnes bovina e suína, e algodão tiveram desempenho positivo nas vendas externas, apesar da pandemia de coronavírus, e registraram novas marcas históricas, segundo o governo.

Dificuldades

Em meio a um crescimento de mais de 9% nas exportações brasileiras, com mais de um milhão de toneladas embarcadas no primeiro trimestre deste ano, importadores árabes têm relatado dificuldades de encontrar carne de frango no Brasil. Destino de 36% das exportações brasileiras, esses mercados têm apresentado demanda acima do planejado pela indústria após o início da pandemia de Covid-19.

Preparada para um lockdown

A indústria brasileira de laticínios está preparada para uma possível intensificação das medidas de isolamento social, avalia a pesquisadora do Centro de Inteligência do Leite da Embrapa, Kennya Siqueira. Segundo ela, a corrida dos consumidores aos supermercados em busca de leite longa-vida e leite em pó levou a indústria a aumentar a produção para atender a um novo padrão de consumo. “Agora as empresas têm certo estoque para o caso de um lockdown”, explica.

Falta de chuva

A frente fria que prometia altos volumes em algumas regiões do país perdeu força e diminuiu bruscamente as chances de chuva nos próximos dias em São Paulo, Minas Gerais, Goiás e algumas regiões do Mato Grosso. Por isso, há um grande risco de perdas no milho safrinha em regiões produtoras. Os Estados, segundo a Rural Clima, não devem receber volumes de chuva suficiente para o desenvolvimento razoável das lavouras e nem uma boa polinização e início de enchimento de grãos.

(Foto: Paulo Whitaker/Reuters)

 

Autorizado pela Justiça

A Justiça autorizou a reabertura do frigorífico da JBS em Passo Fundo (RS), interditado após um inquérito do Ministério Público do Trabalho (MPT) apontar o local como foco de contaminação por Covid-19. Na decisão, o  juiz titular da 2ª Vara do Trabalho de Passo Fundo, Luciano Ricardo Cembranel, acatou parcialmente o pedido do MPT e manteve o afastamento dos funcionários da unidade por 14 dias, contados a partir de 24 de abril, data que antecede a interdição.

Arroba sobe

O panorama turbulento provocado pela pandemia de coronavírus não prejudicou o mercado pecuário nacional. Em abril, o indicador do boi gordo do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) e da B3 teve média de R$ 199,61. O resultado pe quase 20% acima do registrado no mesmo mês de 2019, em termos reais, com valores deflacionados pelo IGP-DI. Em relação a março deste ano, a média de R$ 199,61 ficou apenas 0,3% abaixo.

Menos cana

A produção brasileira de cana-de-açúcar deve diminuir em 12 milhões de toneladas (1,9%) na safra 2020/2021, iniciada em 1º de abril. De acordo com o primeiro levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) para safra atual, divulgado nesta terça-feira (5/5), a colheita nacional deve ser de 630,7 milhões de toneladas. Principal região produtora do país, o sudeste deve ter retração de 2% no volume de cana, com 406,6 milhões de toneladas. Situação semelhante deve acontecer no Centro-oeste, com uma queda esperada em 1,1%, para 138,9 milhões de toneladas.

Menos burocracia

O Conselho Monetário Nacional (CMN) aprovou uma série de medidas para reduzir a burocracia na concessão de financiamentos aos produtores rurais. As ações emergenciais, em função do avanço da pandemia de coronavírus, foram publicadas nesta terça-feira (5/5) no Diário Oficial da União. O diretor de Financiamento e Informação do Ministério da Agricultura, Wilson Vaz de Araújo, explica que as medidas ajudarão a manter o fluxo de liberação de financiamentos, sobretudo de operações de custeio. “Com os recursos do financiamento no momento oportuno, o produtor poderá comprar seus insumos a preços relativamente mais baratos”, diz.

 

Palavra do Campo

O podcast 'Palavra do Campo' traz avaliações de especialistas sobre os impactos do novo coronavírus ao agronegócio, destacando o desempenho de setores como soja, proteína animal e cana-de-açúcar desde o começo da pandemia e os desdobramentos causados pelo isolamento social. Análises do mercado interno e externo são feitas pelo economista José Roberto Mendonça de Barros e também por entidades como Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja Brasil), Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) e pelo ex-ministro Roberto Rodrigues.
Source: Rural

Leave a Reply