Skip to main content

(Foto: Divulgação)

 

A pequena Cecília Fernandes tem apenas 2 anos e 7 meses e mora em um sobrado com vista privilegiada para os canaviais de Catiguá, no noroeste paulista. As fazendas são tão grandes que aviões agrícolas são comuns na lida do campo. E foi observando eles que a menina ficou fascinada por aviação.

No feriado de dia 21 de abril, Cecília teve o seu momento de êxtase. Estava com o pai, o advogado Gustavo Fernandes, de 42 anos, em um dos canaviais para ver um avião agrícola passar.

saiba mais

Artistas homenageiam agricultores por garantir alimentos na pandemia

 

“De repente, o avião veio e passou na nossa transversal. Ela estava de 'cavalinho’, no meu ombro, e a gente começou a gritar, balançando a mão, mas sem esperança de que ele nos visse”, lembra o pai.

Piloto do avião, Ricardo Volpe avistou os dois lá de cima. E, mesmo sem saber que estavam ali justamente para ver o voo, soltou uma fumaça de sinalização e “acenou” fazendo uma manobra com a aeronave. “Sem que nunca ninguém tivesse dito nada, ela disse: Olha, papai, tá dando tchau pra mim”, conta o pai, lembrando o estado de êxtase da filha.

Veja o vídeo de agradecimento de Cecília ao piloto

 

 Volpe, piloto agrícola há 12 anos, estava concluindo o dia de trabalho no canavial quando os viu no meio de uma área plana. Na volta à base, sobrevoando a 500 pés (cerca de 150 metros de altura), conta que olhou para baixo e a única coisa que viu foi um carro e, ao lado, um homem com uma menininha entusiasmada apontando para o avião.

"Balancei as asas do avião rapidamente, soltei a fumaça do avião (dispositivo do veículo usado para mensurar a deriva e a posição do vento) e olhei pra trás. Jamais tinha passado na minha cabeça que ela tinha gostado tanto”, explica.

Eu não costumo nem olhar muito para baixo, nem balançar o avião assim. Mas fui olhando e vi a menininha bem desesperada, acenando com os braços. Sem pensar, falei: vou cumprimentar

Ricardo Volpe, piloto agrícola

Cecília chegou entusiasmada em casa contando a aventura para a mãe. “Foi aí que a gente resolveu fazer o vídeo, para agradecer ao piloto por sua sensibilidade. Nosso intuito foi apenas agradecer”, diz o pai. O vídeo de agradecimento filmado pelo pai da Cecília chegou até o piloto, que se emocionou com a repercussão do gesto, e viralizou.

(Foto: Divulgação)

 

Para Volpe, a história da paixão da Cecília por aviões é uma dose de descontração para uma atividade de muita responsabilidade e seriedade. A aviação agrícola é regulamentada e fiscalizada por diversos órgãos, como Ministério da Agricultura, Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Ibama, Companhia de Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) e Coordenadoria da Defesa Agropecuária (CDA).

“A gente passa todo ano uma reciclagem de segurança de voo, faz diversos exames. A aviação agrícola é uma atividade séria e encontrar a menininha em um dia assim descontrai, tira a preocupação e o estresse do trabalho. Foi muito bom”, conclui Volpe.
Source: Rural

Leave a Reply