Skip to main content

Diante dos registros de contaminação por coronavírus em frigoríficos, autoridades de Saúde do Rio Grande do Sul decidiram padronizar medidas a serem adotadas em unidades industriais (Foto: Globo Rural)

 

A Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul prepara uma série de medidas preventivas para serem adotadas pela indústria após o surgimento de focos de contaminação em frigoríficos gaúchos. Segundo a pasta, o documento está sendo elaborado em parceria
com o setor de proteína animal e deve ser divulgado nos próximos dias. Há pelo menos oito frigoríficos com casos confirmados de Covid-19 no Estado.

“A prevenção é responsabilidade do trabalhador em horário de trabalho ou fora dele, da gestão da empresa, do município e do Estado. Por isso estamos escutando diversas opiniões, para que a Portaria reflita na prática o que decidirmos aqui”, afirmou a secretária estadual da saúde, Arita Bergmann, durante videoconferência com representantes de entidades representativas do setor de carnes e derivados e deputados estaduais.

saiba mais

BRF tem quatro unidades com casos confirmados de Covid-19 no RS

Coronavírus e dólar colocam milho e soja em cenários opostos no Brasil

 

Entre as recomendações previstas, estão reforço na higiene dos ambientes, escalas entre funcionários, uso correto e distribuição de equipamentos de proteção individual (EPIs), e outras normas gerais e específicas para a produção industrial. Ainda de acordo com a
secretaria de saúde do RS, essas diretrizes também podem mudar futuramente conforme os parâmetros de cada região, como o aumento no número de casos e a lotação dos leitos de Unidades de Tratamento Intensivo (UTI).

“Queremos que as empresas detectem previamente e nos notifiquem oportunamente quando surgir algum caso suspeito de coronavírus dentro do seu âmbito. Um caso em uma empresa tem potencial de transmissão para outros municípios e outras regiões”, explicou o coordenador do Centro de Operações de Emergência (COE) da vigilância estadual, Marcelo Vallandro.
Source: Rural

Leave a Reply