Skip to main content

Efeitos da seca no Rio Grande do Sul sobre a produção de soja levaram Ipea a revisar suas estimativas para o PIB Agropecuário neste ano (Foto: Ernesto de Souza/Ed. Globo)

 

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) reduziu sua estimativa de crescimento do Produto Interno Bruto da Agropecuária (PIB Agropecuário) em 2020. Em relatório divulgado nesta quarta-feira (29/4), a instituição projeta para 2020 crescimento de 2,4%, 1,4 ponto percentual a menos que na estimativa anterior, feita em março, de expansão de 3,8%. Soja e carne bovina estão entre os setores que contribuíram para a queda na estimativa.

O principal motivo para a revisão do número não foi a pandemia de coronavírus, mas a produção de soja no Brasil, que foi prejudicada pela estiagem no Rio Grande do Sul, comprometendo grande parte da colheita. O Ipea se baseou no Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que reduziu a estimativa para a produção da oleaginosa na safra atual.

José Ronaldo Souza Júnior, diretor de macroeconomia do Ipea, diz que o crescimento projetado para a produção de soja passou de 10% para 6,4%, mas ainda assim é expressivo. “A soja é o principal peso, correspondendo a 26% do PIB do setor no Brasil, então ter um crescimento de 6,4% nos mostra que a produção brasileira vai muito bem nos outros estados”, explica.

Proteína animal, milho e cana

Outro setor que apresentou queda na produção é o de carne bovina, motivado, neste caso, pela crise do novo coronavírus, conforme explica o diretor do Ipea. Para ele, a combinação de proteína mais cara com substitutos mais baratos, como frango e ovo, e o cancelamento de eventos sociais e fechamento de comércio têm afetado o consumo.

De acordo com o Instituto, a produção de milho, que, na projeção anterior cairia 4%, agora deve ter uma retração de 3,5%. “A queda vai ser menor do que a esperada, o que é positivo para o setor. O Brasil tem se destacado na produção de milho, e é bom lembrar que esta redução de 3,5% é em cima de um crescimento de 30% do ano passado, o que já é um grande volume para o país”, diz. 

saiba mais

União Europeia importou menos carne bovina e frutas no primeiro trimestre de 2020

Brasil abriu mercados para produtos do agro em 23 países desde 2019

 

A cana-de-açúcar apresentou leve revisão para baixo, mas a produção da lavoura deve ser suficiente para sustentar o crescimento de 1,4% em 2020. O que preocupa José Reinaldo de Souza Júnior, diretor do Instituto, são os desdobramentos do preço do etanol, que podem refletir em 2021.

“Ninguém projetava o preço do petróleo como está hoje, por causa da briga geopolítica do Oriente Médio com a Rússia, e ainda há dificuldade de armazenamento de petróleo e seguido do isolamento que fez a demanda pelo combustível cair. Isso tudo tem preocupado a cadeia do etanol não só esse ano, mas também para o ano que vem, pois o produtor tende a plantar menos e há riscos de sobrevivência para empresas no setor”, ressalta.

Crescer na recessão

Apesar de ver a agropecuária crescendo menos que o projetado pelo Ipea anteriormente, Júnior enfatiza que o setor ter expansão em momento de recessão é positivo. Produtos como o café tem contribuído para isso. Devido à bienalidade, o grão teve a previsão elevada de 14,2% para 15,4%. Além disso, o frango e ovo também devem ser beneficiados pela queda na renda do consumidor.
Source: Rural

Leave a Reply