Skip to main content

Ministra da Agricultura, Tereza Cristina, participa de videoconferência de ministros da área agrícola do G20 (Foto: Divulgação/Mapa)

 

Os ministros da Agricultura dos países do G20 anunciaram, nesta terça-feira (21/4), um compromisso de atuar em conjunto e adotar ações concretas que garantam a segurança alimentar durante a pandemia de coronavírus. Em comunicado oficial, divulgado depois de uma videoconferência, as autoridades reconhecem o desafio de se reduzir os riscos relacionados ao Covid-19 ao mesmo tempo em que se trabalha para manter em funcionamento as cadeias de suprimento de alimentos.

“Continuaremos a trabalhar pela garantia da saúde, segurança, bem-estar e mobilidade dos trabalhadores na agricultura e em toda a cadeia de fornecimento de alimentos. Estaremos vigilantes contra qualquer medida restritiva injustificada que possa levar a uma volatilidade excessiva dos preços de alimentos nos mercados internacionais e ameaçar a segurança alimentar e nutricional de grandes proporções da população mundial”, diz o comunicado, divulgado no site do G20. (leia, na íntegra, em inglês)

Os ministros defenderam também a proporcionalidade e a transparência das medidas de combate ao coronavírus. E afirmaram que essas ações não podem levar à criação de barreiras desnecessárias ao comércio ou a rupturas da cadeia de suprimento de alimentos, devendo estar de acordo com as regras da Organização Mundial do Comércio (OMC).

saiba mais

China não verá uma crise alimentar em 2020, diz ministro da agricultura

Agronegócio será fundamental no pós-pandemia, diz estudo

 

“Reafirmamos nossa concordância em não impor restrições de importação ou tarifas extraordinárias sobre as compras de produtos agrícolas e alimentícios feitas para fins não comerciais e humanitários propostos pelo Programa Mundial de Alimentos e por outras agências hunmanitárias”, diz a declaração oficial.

Os ministros assumiram ainda o compromisso de prover oportunamente informações confiáveis sobre o mercado global para países e consumidores fazerem suas escolhas. “Trabalharemos juntos para ajudar a garantir que alimentos suficientes, nutritivos, seguros e custeáveis continuem a ser acessíveis para todas as pessoas, incluindo a mais pobres e mais vulneráveis”, diz o comunicado, defendendo ainda uma cooperação maior entre os setores público e privado para dar respostas rápidas e inovadoras aos efeitos da pandemia de coronavírus sobre os sistemas alimentares.

Menos subsídios e barreiras

A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, participou da videoconferência, promovida pela presidência rotativa do G20, hoje exercida pela Arábia Saudita. De acordo com o divulgado pelo Ministério da Agricultura (Mapa), em nota, ela criticou a adoção de subsídios e defendeu a necessidade de levantar barreiras comerciais que possam afetar o abastecimento de alguns países. Na avaliação da ministra, a crise trazida pela pandemia de coronavírus oferece a oportunidade repensar o comportamento coletivo.

“Vamos vencer a luta contra o Covid-19 juntos e emergir dele com uma mentalidade para finalmente alcançar segurança alimentar global estável e meios de vida decentes para toda a humanidade”, disse a ministra. A nota acrescenta que o posicionamento dela foi convergente com o de países como China, Estados Unidos, Alemanha e Emirados Árabes.

Segundo o Mapa, Tereza Cristina disse que, em tempos de crise, o uso de subsídios acaba criando uma concorrência desleal para os países em desenvolvimento, afetando a vida no campo. Já em relação às barreiras comerciais, ela defendeu que a retirada não deve ser feita sempre que for conveniente para combater a escassez de alimentos.

saiba mais

Covid-19: governo cria grupo para coordenar recuperação econômica

Sem dinheiro, o povo do campo vai deixar de produzir, alerta Bolsonaro

 

“Abandonaremos a retórica, tomando medidas efetivas para realmente melhorar a subsistência dos mais vulneráveis? Ou admitiremos a armadilha de usar a pandemia como uma desculpa para manter os interesses paroquiais enraizados, através da perpetuação do protecionismo?”, disse.

Ainda de acordo com o Ministério da Agricultura, Tereza Cristina argumentou que o Brasil é um parceiro confiável, com condições de abastecer mais de um bilhão de pessoas em todo o mundo. Mas também quer forte compromisso da comunidade internacional.

“Por reciprocidade, também queremos ter um forte compromisso do resto da comunidade internacional. A confiança é uma via de mão dupla: estabilidade e previsibilidade no lado da oferta exigem estabilidade e previsibilidade no lado da demanda”, disse ela, na nota.

Evitar a escassez

Pelo seu perfil no Twitter, o diretor geral da Organização Mundial do Comércio (OMC), informou ter participado da videoconferência. Azevedo elogiou a discussão a respeito de respostas conjuntas dos líderes mundiais à pandemia de coronavírus. “Satisfeito de ouvir seu compromisso de trabalhar em conjunto para manter os mercados abertos e salvaguardar a segurança alimentar o nutricional global”, postou.

"Participei de um encontro virtual de ministros da agricultura do G20 hoje. Boa discussão sobre respostas conjuntas à pandemia de Covid-19. Satisfeito de ouvir seu compromisso de trabalhar em conjunto para manter os mercados abertos e salvaguardar a segurança alimentar e nutricional global", disse o diretor geral da OMC, Roberto Azevedo (Foto: Reprodução/Twitter)

 

Em nota oficial, a OMC relatou que Azevedo defendeu a cooperação entre os países e que os mercados internacionais continuem a ser vistos como uma fonte confiável para a oferta de alimentos. E que é urgente atuar de forma coletiva para “evitar medidas que possam mudar a perspectiva atual e levar a uma escassez de oferta no futuro.”

“A crise de saúde do Covid-19  já é uma grande crise econômica e social. Não vamos adicionar uma crise de segurança alimentar”, disse Azevedo, de acordo com o divulgado pela Organização Mundial do Comércio.

Também pelo Twitter, o diretor geral da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO), Qu Dongyu, informou ter participado da vídeoconferência. Ele avaliou que a pandemia é um desafio sem precedentes e defendeu a necessidade de manter a movimentação das cadeias de suprimento de alimentos e promover a produção para todos.

"A pandemia de coronavírus é um desafio sem precedentes. Seus impactos socioeconômicos são profundos e globais. Precisamos de ação conjunta e decisiva, inclusive do G20, cujos ministros da Agricultura encontrei hoje. Precisamos manter as cadeias de fornecimento de alimentos se movimentando e promover a produção e a disponibilidade de alimentos para todos", postou o diretor geral da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO), Qu Dongyu (Foto: Reprodução/Twitter)

 

Por ocasião do encontro, FAO, Fundo Internacional para o Desenvolvimento da Agricultura (Ifad), Banco Mundial e Programa Mundial de Alimentos (WFP) divulgaram um comunicado conjunto a respeito dos impactos do coronavírus sobre a segurança alimentar e nutricional. As instituições avaliam que a pandemia já está afetando o sistema de alimentos, especialmente em função das restrições de movimentação. (leia a íntegra, em inglês)

“A agricultura e os serviços logísticos relacionados aos alimentos devem ser considerados essenciais. É necessário aumentar os esforços para garantir que as cadeias de valor funcionem bem e promovam a produção e a disponibilidade de alimentos diversificados, seguros e nutritivos para todos”, diz o comunicado.

No documento, as instituições defendem a necessidade dos países trabalharem juntos e fortalecerem a cooperação. Além disso, é importante garantir que políticas, como medidas de curto prazo para restringir o comércio, não distorçam os mercados globais. E necessária uma atenção contínua para fortalecer a resiliência dos sistemas alimentares, seja contra surtos de doenças, seja contra outros choques.

“A medida que a pandemia retrai as economias, o acesso aos alimentos serão negativamente afetados por reduções de renda e perdas de empregos, tanto quanto a disponbilidade de alimentos nos mercados locais”, diz o comunicado.

Quer receber notícias exclusivas do agro no seu Whatsapp? Clique aqui
Source: Rural

Leave a Reply