Skip to main content

A seca prevalece na metade sul do país e a chuva só deve retornar na virada do mês de abril para maio (Foto: Getty Images)

 

Muitas áreas de instabilidade permanecem sobre a metade norte do Brasil e, por isso, a quarta-feira (22/4) deve ser chuvosa em grande parte das regiões produtoras de Rondônia, Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, Pará e Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia).

Os maiores volumes deverão ser concentrados sobre a faixa norte de Goiás, oeste da Bahia, sul do Tocantins, sul do Maranhão e sul do Piauí. A partir de quinta-feira (23/4), o tempo começa a abrir no Mato Grosso, e a chuva deve ir embora do Estado.

saiba mais

Chuva no Matopiba e sol no Sul e no Centro-Oeste; Confira a previsão da semana

 

 

Para o milho safrinha do Mato Grosso, Goiás e Minas Gerais, as condições são extremamente favoráveis

Marco Antônio dos Santos, agrometeorologista da Rural Clima

 

Já na metade sul, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul deverão ter uma quarta-feira (22/4) com sol, o que tende a prosseguir ao longo da semana. Nessas regiões, segundo Marco Antônio dos Santos, agrometeorologista da Rural Clima, a seca prevalece, e a chuva só deve retornar na virada de abril para maio.

A única possibilidade de precipitação é uma chuva irregular, de rápida duração e baixa intensidade sobre a divisa de Mato Grosso do Sul, São Paulo e Paraná. Caso não aconteça, para esses Estados “abre-se uma janela de mais de 15 dias sem chuva sobre as áreas de milho safrinha e isso pode acarretar quebras no potencial produtivo e trazer apreensão aos produtores e mercado”, alerta o agrometeorologista.
Source: Rural

Leave a Reply