Skip to main content

Enquanto a demanda por suco de laranja no varejo aumentou nos principais mercados, o food service teve retração (Foto: Thinkstock)

 

A Associação Nacional dos Exportadores de Sucos Cítricos (CitrusBR) informou que as exportações de suco de laranja brasileiro nos nove meses a safra 2019/2020 aumentaram 18% quando comparadas com o mesmo período do safra anterior. Ao todo, foram embarcadas 861.172 toneladas de suco (suco concentrado congelado e suco natural, o chamado NFC). O aumento registrado, porém, não tem relação com a pandemia do novo coronavírus, afirmou a CitrusBR.

De acordo com o diretor executivo da associação, Ibiapaba Netto, a alta nas exportações foi registrada porque foi comparada à safra 2018/2020, período em que o desempenho do setor ficou abaixo da média, com o segundo menor volume de suco de laranja exportado (732.048 toneladas). Os melhores embarques já registrados ocorreram nas safras 2003/2004, 2006/2007 e o volume atual é comparável ao desempenho da safra 2017/2018.

Mas ainda assim, o hábito de consumo externo, na Europa e nos Estados Unidos, levou muita gente a comprar suco de laranja nos supermercados devido às qualidades nutricionais da bebida. Segundo Netto, houve uma corrida às redes de varejo a partir da segunda semana da quarentena imposta nos Estados Unidos, mas ao mesmo tempo, o fechamento de restaurantes e bares fez a demanda se manter estável.

saiba mais

Safra de laranja termina com 386,79 milhões de caixas em São Paulo e Minas Gerais

Exportações de suco caem 5,7% em março, mas receita é quase a mesma de 2019

 

Segundo Netto, se por um lado houve um aumento estimado de 10% no consumo de suco de laranja no varejo, com uma grande concentração de vendas em março, por outro lado, o setor de food service, que é muito relevante nos Estados Unidos, foi devastado. “Os ganhos do varejo foram anulados pela queda de vendas para o setor de food service”, disse.

Nos Estados Unidos, as vendas de suco de laranja somaram 131 milhões de litros entre 15 de fevereiro e 14 de março, apontou a consultoria Nielsen. Esse volume é 9,8% superior que o registrado no mesmo período do ano passado e é o maior volume dos últimos 12 anos.

Para a União Europeia, que é o maior importador de suco de laranja produzido no Brasil, as exportações no período foram 26% maiores que as do mesmo período da safra passada, com 598 mil toneladas, o Japão aumentou as importações em 38%, com 49 mil toneladas de suco, e a China registrou uma alta de 46% nas importações de suco brasileiro em relação à safra passada, com 36 mil toneladas no período.
Source: Rural

Leave a Reply