Skip to main content

Dia 15 de abril é comemorado o Dia da Conservação do Solo (Foto: Max Pixel/Creative Commons)

 

A indústria de nutrição vegetal está abastecida e preparada para atender qualquer variação que houver na demanda por insumos para a produção nos próximos meses. A afirmação é de Gustavo Branco, vice-presidente da Abisolo, entidade que reúne empresas do setor de nutrição vegetal.

Em entrevista ao vivo no perfil da Globo Rural no Instagram, nesta quarta-feira, 15 de abril, quando é comemorado o Dia da Conservação do Solo, ele disse que o setor vinha se preparando antes do avanço da pandemia de coronavírus e, até este momento, não tem registrado problemas de entrega.

“Temos condição de atender no curto espaço de tempo qualquer variação que houver. Sempre fazemos importações com uma certa antecedência, dependendo do tipo de material, de 40 dias até três a seis meses. O que a gente tem visto, pelas chegadas informadas pelo governo, pelos atracamentos dos navios durante março e abril, é que estamos abastecidos”, disse ele.

saiba mais

Colheita de soja avança 4 pontos e atinge 92% da área, diz Datagro

ANA adiará cobrança por água bruta para aliviar custos do setor produtivo na pandemia

 

De acordo com o vice-presidente da Abisolo, o mercado está dentro de uma normalidade, levando-se em conta as condições trazidas pela pandemia. O que não significa ignorar as incertezas do mercado. Segundo Gustavo Branco, em um primeiro momento, houve uma antecipação de compra de produtos de nutrição vegetal, especialmente em cadeias produtivas de ciclo mais curto.

“Em outros segmentos, quando se está falando de grandes produtores, os volumes estão vinculados a certas dinâmicas do mercado, que ainda estão sendo avaliadas. O câmbio afetou negociações internacionais vinculadas a quem estava planejando compras para a safra”, explicou o executivo.

Logística

Branco afirmou ainda que, do ponto de vista da indústria de nutrição vegetal, todas as decisões têm sido tomadas com base nas recomendações sanitárias necessárias. Destacou que as restrições de mobilidade trazidas pela pandemia de coronavírus têm efeitos sobre a logística da cadeia produtiva. Mas pontuou que, pelo menos até este momento, não foram identificadas dificuldades no transporte dos produtos.

“Tem afetado no sentido de retardar um pouco, mas não de impedir o transporte. Certamente, a gente enfrenta uma certa dificuldade vinculada às questões de restrição, mas, ao mesmo tempo, tem uma dinâmica positiva e um movimento muito assertivo dos players da cadeia de suprimentos para manter a situação funcionando”, afirmou o executivo.
Source: Rural

Leave a Reply