Skip to main content

 

Apesar da redução, embarques de abacate cresceram 126% neste ano (Foto: Sítio Wanderley Momesso)

 

As exportações de frutas brasileiras caíram 2% no primeiro trimestre de 2020 em comparação com o mesmo período do ano passado, informou a Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas)

No período, mais de 234 mil toneladas de frutas foram embarcadas. Enquanto a procura por algumas cresceram, como abacate (126%), maçã (56%) e limão (46%), houve redução na exportação de laranja (58%), uva (44%), manga (23%) e melão (8%).

saiba mais

Coronavírus trava exportação de frutas do Brasil

 

 

O faturamento nos três primeiros meses do ano somou US$ 183 milhões, 8% a menos do que em 2019. Segundo o diretor-executivo da Abrafrutas, Eduardo Brandão, o principal fator da redução foi a baixa qualidade das frutas, ocasionada por problemas climáticos.

No caso do limão, o aumento da safra no primeiro trimestre de 2020 fez com que os preços caíssem no mercado interno e os produtores aumentassem as exportações. Outro fator que nos favoreceu foram os problemas com a safra mexicana, o que abriu mais espaço para o nosso limão

Eduardo Brandão, diretor-executivo da Abrafrutas

Brandão também aponta uma pequena redução no consumo de frutas no mercado externo, especialmente na Europa, devido à pandemia do coronavírus, que também influenciou na diminuição do volume embarcado nesse período.
Source: Rural

Leave a Reply