Skip to main content

Cerca de 50 mil litros de vinhos guardados há mais de 16 anos no Rio Grande do Sul já estão em processo de produção de álcool. (Foto: Irineu Guarnier Filho/Ed. Globo)

 

Vinícolas do Nordeste ao Sul do país estão empenhadas em transformar vinho em álcool em gel para ajudar no combate ao coronavírus. Cerca de 50 mil litros da bebida que estavam guardados há 16 anos na vinícola-escola do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), no campus de Bento Gonçalves, e impróprios para o consumo, estão sendo usados para a produção de álcool em gel 70% na vinícola da Famiglia Valduga.

Além da Casa Valduga, que ficou responsável pela transformação do vinho em álcool em gel no Sul, a ação também está recebendo a contribuição da vinícola Aurora. “O vinho foi recebido em nossas instalações e submetido ao processo de destilação, onde através do aquecimento no vinho, o álcool volatiliza em forma de vapor, passa por uma coluna de resfriamento e volta para a forma líquida”, explica o enólogo da Casa Valduga, Daniel Dallavalle.

Aproximadamente 7 mil litros do álcool foram entregues em concentração de 70%, para serem doados às UPAs da rede de saúde do município de Bento Gonçalves e cidades vizinhas, além do Hospital Tacchini.

No Vale do São Francisco, segundo maior pólo de vinhos do país, depois das Serras Gaúchas, o Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE), sediado em Petrolina, também tomou à frente de ações no combate ao coronavírus.

O professor de enologia do instituto, Francisco Amorim, isolado com a esposa em casa, pensou numa forma de colaborar. Aproveitou a boa relação com os empresários da região do Vale do São Francisco e foi atrás da matéria-prima. “Mandei mensagem para todas as empresas aqui da região e eles me responderam imediatamente dando uma outra opção.

Segundo o professor, o grupo Miolo, que tem uma destilaria na vinícola em Casa Nova (BA), doou 500 litros álcool que já tinha. A vinícola Mandacaru, do grupo São Braz, que também usa álcool para composição dos coquetéis, disponibilizou 300 litros de álcool.

Com um rateio entre os professores do IF, Amorim arrecadou uma quantia para comprar embalagens de 300 mL e 500 mL para facilitar a distribuição do álcool em gel. “No final conseguimos 1.500 litros do álcool 70%, porém líquido, porque para gelificar o álcool, precisávamos de alguns reagentes, dentre eles o carbopol (carbômero), que é importado e está em falta”.

Além da dificuldade em encontrar o reagente, o professor conta que o preço também subiu de R$ 300 o quilo para R$ 2.000. “Foi tudo muito rápido e em uma semana conseguimos articular essa distribuição”.

Os beneficiários da ação foram creches, restaurantes populares, guarda municipal, ONGs, casa geriátrica, secretarias de saúde de municípios vizinhos, onde as vinícolas que doaram estão instaladas. O hospital do câncer de Petrolina, que estava com o estoque de álcool suficiente apenas para dois dias, recebeu um volume do produto que deve durar por quase dois meses.
Source: Rural

Leave a Reply