Skip to main content

Tarcísio Gomes de Freitas, ministro da Infraestrutura (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

 

O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, disse, nesta segunda-feira (30/3), que a logística e o abastecimento estão garantidos no Brasil, apesar das preocupações com a logística diante do avanço do coronavírus. Ele fez a afirmação em entrevista à imprensa, com vários ministros, para atualizar as informações sobre as ações do governo relacionados ao combate à pandemia.

“O abastecimento está funcionando, os portos estão funcionando. Temos medidas para garantir a saúde do portuário e os serviços. No que diz respeito às rodovias federais, tivemos um contato muito rico com os secretários de transporte dos Estados. Todos os decretos que precisavam de ajuste foram revistos. Fizemos ajustes em parceria com os Estados. Todas as atividades de suporte ao transporte estão liberadas e funcionando”, afirmou Freitas.

Nas últimas semanas, em meio a medidas restritivas adotadas por Estados e municípios por conta da pandemia, caminhoneiros vêm relatando dificuldades para seguir viagem, como falta de estrutura e até de locais para alimentação. O ministro informou ainda que foi iniciado na última sexta-feira (27/3) o atendimento aos caminhoneiros em mais de 130 pontos. O trabalho, segundo ele, é feito em conjunto com o sistema Sest/Senat.

“Temos a logística funcionando, prateleiras abastecidas, estradas liberadas, estruturas de suporte funcionando, portos funcionando, aeroportos funcionando”, reforçou Freitas.

Próxima fase

Segundo o ministro, a fase seguinte é dar suporte às operações logísticas do Ministério da Saúde para a distribuição dos materiais médico-hospitalares que vem sendo adquiridos para abastecer as unidades de saúde do país. A intenção, disse ele, é garantir a rápida distribuição de itens como Equipamentos de Proteção Individual (EPI's) e kits de teste para o coronavírus.

“Vai ser distribuído ao longo dessa semana para o Brasil inteiro. A equipe do Ministério da Saúde está trabalhando nisso, e nós estamos prontos para ajudar no que for necessário. Estamos contando com apoio dos Estados para ajudar nessa tarefa de fazer o insumo chegar”, declarou.

saiba mais

Representantes de caminhoneiros dizem que não é momento para greve

Secretário de Portos reconhece falta de contêineres refrigerados, mas descarta paralisação nos terminais

 

Parte do material, informou ele, começou a chegar nesta segunda-feira (30/3) pelo Aeroporto de Guarulhos. E o estabelecimento de uma malha aérea mínima operando no país será importante para conseguir realizar as entregas. Segundo o ministro, há 46 localidades no Brasil atendidas por meio de transporte aéreo.

“Conseguimos condensar essa demanda menor fazendo com que cada perna fosse feita por uma companhia, condensando a demanda das demais. Isso em um movimento acertado com o Ministério Público Federal, com o Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica). Temos voos para todas as capitais e mais algumas localidades”, afirmou.

Vacinação

O ministro da Infraestrutura disse também que já acertou com o Ministério da Saúde a realização de uma campanha de vacinação dos caminhoneiros e trabalhadores portuários contra a gripe. Tarcísio Gomes de Freitas não deu detalhes de como essa vacinação será feita. Apenas informou que a campanha com os profissionais do transporte será feita na sequência dos idosos e profissionais de saúde.

“Os profissionais de transporte terão esse suporte. Eles entram na prioridade assim que acabar a vacinação dos idosos e dos profissionais de saúde. Esse arranjo está feito. Isso é muito importante para garantir esse conforto a mais”, afirmou.

De acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil tem 4.579 casos confirmados de contaminação por Covid-19, com 159 mortes.
Source: Rural

Leave a Reply