Skip to main content

(Foto: Marcelo Curia/Ed. Globo)

 

 

O Sindicato dos Estivadores de Santos (Sindiestiva) informou que foi cancelada a reunião com o Sindicato dos Operadores Portuários (SOPESP) que trataria de reivindicações em relação à segurança sanitária e financeira no Porto de Santos diante do avanço do coronavírus no país. 

Em nota, o Sindiestiva, que mais cedo suspendeu a assembleia em que os trabalhadores analisariam possível greve, afirma que o encontro foi cancelado pelo SOPESP “baseado nas recomendações das autoridades que sejam evitadas as reuniões presenciais”.

saiba mais

Coronavírus no agro: analistas projetam impacto para carnes, grãos, algodão, açúcar e etanol

 

Ainda de acordo com o Sindiestiva, os operadores portuários de São Paulo decidiram esperar as devidas adequações na Medida Provisória sobre o tema editada pelo governo. A partir disso, será agendada uma nova data para a reunião.

Inicialmente, a MP previa a possibilidade de empresas suspenderem do pagamento de salários por até quatro meses, mas, após críticas de vários setores, o trecho acabou revogado nesta segunda-feira (23/3) pelo presidente Jair Bolsonaro.

Ofício ao ministério

Com o cancelamento da reunião, o Sindicato dos Estivadores de Santos encaminhou um ofício para o Ministério da Infraestrutura comunicando a suspensão da assembleia na qual seria votada a possível greve no porto e reforçando as reivindicações em pauta.

Os trabalhadores pedem, diante disso, garantia mínima de ganho e trabalho prevista na Convenção nº 137 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), além a liberação imediata do FGTS dos trabalhadores avulsos.
Source: Rural

Leave a Reply