Skip to main content

Avanço do coronavírus coloca eventos do agro em risco (Foto: Ed. Globo)

 

 

 

(***reportagem em atualização***)

Diante do avanço do surto do novo coronavírus (Covid-19), já classificado como pandemia pela Organização Mundial da Saúde (OMS), entidade e empresas do agronegócio anunciaram suspensão ou cancelamento de eventos do setor, considerando a preocupação maior com a propagação da doença. Confira:

Agro 5.0

E evento sobre tecnologia e conectividade na agropecuária, organizado pela Frente Parlamentar Agropecuária (FPA) estava marcado para o dia 2 de março, em São Paulo. Em comunicado, o colegiado informou que pretende marcar uma nova data.

Tecnoshow Comigo

Nesta sexta-feira (13/3), a Comigo anunciou a suspensão da Tecnoshow, considerada a maior feira agro pecuária do Centro-oeste, levando em conta as orientações das autoridade de saúde e diretrizes estabelecidas pelo Governo de Goiás e da Prefeitura de Rio Verde, onde o evento é realizado. O público esperado era de 120 mil pessoas.

"Lamentamos profundamente o fato, mas neste momento é vital unir esforços para conter a escalada da doença e proteger a população, evitando aglomerações de pessoas", disse, em nota, o presidente da Comigo, Antônio Chavaglia, que divulgou também uma mensagem em vídeo pela internet.

 

Rede ILPF

Também em Goiás, por conta das medidas adotadas pelo governo do Estado, a Rede ILPF anunciou o adiamento da reunião técnica, marcada para o dia 19 de março, e do Dia de Campo da Fazenbda Santa Brígida, que estava marcado para o dia 20. Novas datas serão posteriormente informadas, de acordo com os responsáveis.

Aniversário

A indústria de agroquímicos Ihara anunciou o cancelamento da festa de comemoração de seus 55 anos, que estava marcada para 18 de março, também em São Paulo. Também em comunicado, a empresa ressalta que o cenário no Brasil mudou e que o país passou a entrar em uma "possível zona de risco".

"Em hipótese alguma, podemos correr algum risco. O principal intuito desse evento era, além de celebrarmos, gerar valor. Nas atuais condições, não estaríamos cumprindo com esse objetivo", diz a empresa, em nota.

Teresa Vendramini (Foto: Divulgação)

 

Sociedade Rural Brasileira

A Sociedade Rural Brasileira (SRB) anunciou o adiamento da posse da nova presidente da entidade, Teresa Vendramini, que seria realizada no próximo dia 23, em São Paulo (SP). "A Sociedade Rural Brasileira sempre preza pela responsabilidade e segurança de todos os seus compromissos. Perante o alerta de cuidados que toda a sociedade deve tomar em relação ao contágio pelo COVID-19 (coronavírus), viemos a público informar o cancelamento da cerimônia de posse de Teresa Vendramini na presidência e da nova diretoria da entidade", informa a nota.

Posse na Andav

A Associação Nacional dos Distribuidores de Insumos Agrícolas e Veterinários (Andav) também decidiu suspender posse do seu Conselho Diretor, marcada para segunda-feira (16/3), em São Paulo (SP. "Consideramos que o nosso papel como entidade é fundamental na ampliação das boas práticas e que nossas ações são determinantes para que o nosso país enfrente a situação de forma coerente, eficaz e rápida", disse a entidade, por meio de nota.

Festa do Caqui

Outro evento já cancelado é a “17ª Festa do Caqui”, que seria realizada de 27 de março e 5 de abril, em Itatiba (SP). "Todas as entidades assistenciais e agricultores estão sendo avisados pela Secretaria de Cultura e Turismo", diz o comunicado da administração municipal.

Fazenda Inteligente Show

Em Alto Garças (MT), o Fazenda Inteligente Show, organizado pela Atto Sementes também foi suspenso, devido às preocupações com o avanço do coronavírus. O evento estava marcado para o dia 17 de abril, na Unidade Agroindustrial da empresa. Segudo os organizadores, uma nova data deve ser marcada. O presidente da Atto Sementes, Odilio Balbonotti Filho, também compartilhou mensagem em vídeo.

Outros países

Eventos de agropecuária em outros países também começam a ser suspensos ou cancelados.

Argentina

Foram interrompidas as atividades da Expoagro, em San Nicolas. O evento já estava em andamento. De acordo com o o site Infocampo a organização comunicou, em nota, que, "em virtude das circunstâncias de conhecimento público e o resolvido pela municipalidade de San Nicolas, o Governo da Província de Buenos Aires e o Governo Nacional, a Exponenciar S.A. decidiu antecipar em um dia o encerramento da exposição Expoagro 2020".

Tailândia

Os organizadores da Agritechnica Asia e Horti Asia anunciaram a prorrogação para outubro a realização dos eventos, na capital tailandesa, Bangkok. A data inicial era de 7 a 9 de maio. O comuinicado oficial destaca que o coronaírus agora é uma pandemia, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) e que isso tem colocado todos os países em alerta para adotar as precauções necessárias. E viagens ao redor do mundo foram restringidas ou até suspensas.

"Lamentamos muito ter que adiar as exposições. A decisão foi tomada depois de extensas consultas aos nossos parceiros e expositores", diz o comunicado.
Source: Rural

Leave a Reply