Skip to main content

Até o final desse ano, o CIEE pretende abrir mais três mil vagas de capacitação no campo (Foto: Divulgação)

 

O Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) registrou que 35% das inscrições nos programas de aprendizagem voltados ao agronegócio foram feitas por mulheres em 2019. As modalidades, chamadas de Arco do Agronegócio, Mecanização Agrícola e Indústria da Carne, tiveram mil inscrições em todo o país, o que significa 350 mulheres ingressando nos estudos em diferentes setores.

Uma dessas alunas é Vitória Brisola Dicher, de 21 anos. Moradora de Sertãozinho, interior do Estado de São Paulo, ela tem formação técnica em Enfermagem, mas decidiu seguir o carinho pelo campo e investir novamente nos estudos.

“Soube da oportunidade e me inscrevi. Sempre gostei do campo, pois passava a infância no sítio do avô, em São Miguel Arcanjo, que tinha plantio de uva”, conta.

saiba mais

Educação é base para fortalecer protagonismo da mulher rural

A professora que abandonou a sala de aula para assumir a fazenda da família

O agro é delas: como as mulheres têm transformado o setor no Brasil

 

Por meio do CIEE, Vitória é aprendiz da área de desenvolvimento agronômico. Ela trabalha em uma usina no município, que produz etanol e energia com o bagaço da cana-de-açúcar, e afirma que pretende fazer curso superior em agronomia, por ter se identificado com a área.

De acordo com o supervisor de Agronegócio do CIEE, Mateus Rubiano, ela é um bom exemplo do desempenho das mulheres que participam da capacitação. “Temos empresas parceiras que estão muito satisfeitas com a atuação e interesse das meninas no campo, e isso quebra um paradigma”, ele comenta.

A instituição planeja ampliar o curso. O plano é abrir mais três mil vagas até o final de 2020.

Source: Rural

Leave a Reply