Skip to main content

Uma novilha precoce tem o seu primeiro cio em torno de um ano de vida(Foto: Public Domain Pictures)

 

O que acontece com uma novilha que começou a soltar leite aos oito meses de idade?
Joice Tamara Mendes Cantuária, de Porteirinha (MG)

Para que um bovino produza leite, o animal necessariamente precisa parir. Uma novilha precoce tem o seu primeiro cio em torno de um ano de vida. Mas, em raças menores como a Jersey, e dependendo do manejo, o primeiro cio pode ocorrer até mais cedo, entre oito e 10 meses de idade.

Como a gestação dura pouco mais de nove meses, a novilha iria dar luz com cerca de 20 meses. Assim, sem que sua glândula mamária esteja desenvolvida, nem apta a secretar leite, a bezerra com oito meses pode ter produzido alguma secreção anormal nas tetas, devido às alterações hormonais no início da puberdade (primeira ovulação).

saiba mais

Vaca brasileira entra no livro dos recordes por produzir mais leite em um único dia

O que fazer quando o bezerro nasce sem ânus?

 

O mais provável, contudo, é a ocorrência de um processo inflamatório no úbere causado por algum trauma, como picada de inseto ou pancadas – há registros de cabeçadas nas mamas entre bezerros. Outra possibilidade é o surgimento de uma inflamação por processo infeccioso da glândula mamária, causado por condições de higiene inadequadas.

Consultor: Luiz Gustavo Bruno Siqueira, pesquisador da Embrapa Gado de Leite, Rua Eugênio do Nascimento, 610, Dom Bosco, Juiz de Fora (MG). CEP 36038-330. Tel.: (32) 3311-7400. Site: www.embrapa.br/fale-conosco
Source: Rural

Leave a Reply