Skip to main content

arroz chuva rs (Foto: Divulgação/Irga)

 

Após as boas condições climáticas observadas em janeiro, as lavouras de arroz do Rio Grande do Sul contabilizam os prejuízos causados pelas chuvas registradas na segunda quinzena de fevereiro. Até o momento, cerca de mil hectares apresentaram perdas, segundo informações divulgadas pelo Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga). Até o momento, foram comunicadas perdas nas cidades de Mostardas e Viamão, ambas da região da Planície Costeira Externa.

O Estado é o maior produtor nacional de arroz e, nesta temporada, conta com uma área plantada de 935,6 hectares, queda de 5% ante o registrado em 2018/19. Ainda de acordo com o Irga, cerca de 7,4% das lavouras de arroz já foram colhidas no Rio Grande do Sul com uma produtividade média de 7,904 toneladas por hectare – o que representa 549 mil toneladas.

Plantio atrasado

Devido ao excesso de chuvas em outubro e novembro do ano passado, o plantio do arroz no Rio Grande do Sul apresentou atraso considerável. Segundo a Conab, cerca de 60% da área foi semeada fora do período preferencial nas regiões Central e Planície Costeira Externa do Estado, o que também impactou os tratos culturais nas lavouras. A instituição projeta uma safra de 7,3 milhões de toneladas no Estado em 2019/20, queda de 1,2% ante 2018/19.
Source: Rural

Leave a Reply