Skip to main content

A partir de terça-feira (18/2), a frente fria avança e causa chuvas generalizadas sobre todo o RS, menos na faixa leste (Foto: Getty Images)

 

Uma frente fria que avança pelo Rio Grande do Sul deve trazer chuva ao Estado até o fim da tarde desta segunda-feira (17/2), com destaque para as regiões da fronteira oeste: Uruguaiana, Itaqui, São Borja e Alegrete.

A partir de terça-feira (18/2), a frente fria avança e causa chuvas generalizadas sobre todo o RS, menos na faixa leste. “As regiões da fronteira oeste, norte e noroeste deverão receber os maiores volumes. Já a faixa leste receberá chuva de baixa intensidade”, afirma Marco Antonio dos Santos, agrometeorologista da Rural Clima.

Mas a tão esperada chuva para as lavouras vem com um alerta. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologista (Inmet), a chuva pode chegar ao RS em forma de temporal, com rajadas de vento e até granizo.

Apesar disso, Marco Antonio destaca a positividade das precipitações para a colheita da soja. “As chuvas no Rio Grande do Sul e Santa Catarina melhorarão as condições para o desenvolvimento da soja, dando pelo menos uma semana de refresco as lavouras”, destaca.

Clima de verão no centro e no norte do país

Na região central e norte do Brasil, a semana será marcada por condições de verão: sol, calor e pancadas de chuva, principalmente no final da tarde e no começo de noite. “Isso mantém uma condição excepcional para a realização da colheita da soja e plantio do milho safrinha”, destaca Marco Antonio.

Essa oscilação de sol, calor e chuva em toda extensão da região central e norte deve se estender até março. Com isso, “as condições se manterão extremamente favoráveis para o café, cana-de-açúcar, laranja e pastagem”, finaliza o agrometeorologista.
Source: Rural

Leave a Reply