Skip to main content

Cuidado no campo evitou ferrugem asiática, mas não foi suficiente para prevenir outras doenças  (Foto: Mariana Grilli)

 

Tanto no Centro-Oeste quanto em áreas do Sudeste, a história se repete: houve seca no momento do plantio e chuva na fase de preenchimento de grãos. Porém, junto a esse cenário, o produtor tem enfrentado maior incidência de mofo branco, mancha alvo e cercosporiose, ao contrário da tão temida ferrugem asiática.

De acordo com a mestra em fitopatologia, Fernanda Juliatti, isso aconteceu nesta safra 2019/2020 porque o produtor previu as condições climáticas e fez o manejo contra a doença. “O uso de fungicida esse ano foi maior. Só que o produto que protege a ferrugem não protege contra outras doenças”, explica Fernanda, que é CEO da JuliAgro, estação de pesquisa com 90 hectares entre o Triângulo Mineiro e Querência, no Mato Grosso.

saiba mais

Chuva em Goiás favorece o desenvolvimento da soja em final de ciclo

Atraso do plantio tem melhorado a produtividade da soja no Mato Grosso

Colheita começa no Paraná com alerta para doenças na soja de quem plantou atrasado

 

Nesta altura do ano, segundo Fernanda, o desafio do produtor é colher em tempo hábil para iniciar a segunda safra, garantindo a produtividade da soja e seguindo o padrão do plantio de milho safrinha.

Fernanda Juliatti destaca importância do produtor colher em tempo hábil para viabilizar safrinha (Foto: Adriano Bellagente/Divulgação)

 

Tanto a fitopatologista quanto o gerente regional da Dekalb (marca de milho da multinacional Bayer), Gilmar Cruvinel, acreditam que a semeadura do milho será feita dentro da janela esperada, pois o produtor mineiro é tecnificado e conta com plantadeiras de alto rendimento.

Este perfil de produção de segunda safra, diz Cruvinel, melhorou nos últimos três anos. “Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba antes viam a safrinha como oportunidade, mas agora isso vem se profissionalizando e já é planejamento”. Ele aponta que a estimativa é colher mais de 9 mil quilos na região, que tem entre 600 e 700 mil hectares de segunda safra. 

Será uma safra melhor em comparação a 2018/2019, principalmente para quem se profissionalizou aqui em MG. Mas, anida assim, não será como o esperado devido à estiagem no calendário da soja

Gilmar Cruvinel, gerente regional da Dekalb

*A jornalista viajou a convite da Bayer
Source: Rural

Leave a Reply