Skip to main content

Evolução da colheita começou a revelar produtividades acima do esperado, avalia consultoria (Foto: José Medeiros/Ed. Globo)

 

A consultoria Safras & Mercado revisou para cima sua projeção para a safra brasileira de soja 2019/2020. A empresa acredita em uma colheita de 124,554 milhões de toneladas, alta de 4,4% em relação ao ciclo 2018/2019, estimado em 119,306 milhões. O relatório anterior, divulgado em janeiro, projetava uma produção de 123,589 milhões de toneladas para o ciclo atual.

Na avaliação da consultoria, os sojicultores brasileiros plantaram uma área total de 37,072 milhões de hectares nas regiões produtoras do país, 1,9% a mais que na safra 2018/2019, de 36,384 milhões de hectares. Os analistas também ajustaram as estimativas de produtividade em algumas regiões, especialmente no Centro-oeste, que concentra a maior produção nacional.

saiba mais

Preço da soja acumula alta em fevereiro, informa Cepea

Soja: FCStone eleva estimativa de safra para 124 milhões de toneladas

 

“A evolução da colheita, embora em um ritmo mais lento que a média normal para essa época do ano em nível país, começou a revelar produtividades acima do esperado no Mato Grosso e em Goiás”, avalia o analista Luiz Fernando Roque, em nota divulgada pela Safras & Mercado.

Na visão dele, o Brasil caminha para consolidar uma nova safra recorde. O excesso de chuvas registrado em algumas localidades da faixa central do país não afetou de forma significativa as lavouras. Já no Rio Grande do Sul e na Bahia, que sofreram com estiagem, o retorno da umidade  em janeiro trouxe alguma recuperação para as plantas e impediu perdas maiores.
Source: Rural

Leave a Reply