Skip to main content

 

 

 

Você sabe de onde vem a batata chips? Como é feita e quanto tempo leva para sair da lavoura até chegar na embalagem vendida no supermercado? Confira a seguir sete curiosidades sobre o processo de produção no Brasil:

Produção

O Brasil consegue garantir o plantio de batatas o ano todo. O ciclo de produção no país, do cultivo até a colheita, dura cerca de 120 dias. De acordo com a Associação Brasileira da Batata, a produção varia entre 3 milhões e 3,5 milhões de toneladas, sendo que 250 mil toneladas são destinadas à indústria de chips.

Plantio regular

Segundo o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (CEPEA-USP), a área cultivada para produzir batata chips representa cerca de 11,7 mil hectares plantados para fins industriais no Brasil.

Pesquisa

Pode levar até sete anos para uma nova variedade de batata ser aprovada para o plantio, desde a escolha da semente até a aprovação do consumidor, o que inclui sabor, aroma e aparência. "Para termos a validação do consumidor, é preciso colocar no mercado o equivalente a quatro carretas de 30 toneladas cada. Quando todo esse volume for aprovado, sabemos que a variedade de batata está apta para o plantio oficial", explica Marcelo Zanetti, diretor de Agronegócios da PepsiCo.

saiba mais

Produtor de batata do PR aposta em tecnologia que faz fotos com drone para combater pragas

Preços do tomate, da batata e da alface sobem no atacado em dezembro, diz Conab

 

Vida útil

Depois de colhidas, as batatas destinadas à produção do formato chips duram, em média, 80 dias. Assim que elas são fritas, caso não haja conservantes, a sua validade costuma ser de três meses para o consumo.

Indústria

De acordo com a Associação Brasileira da Batata (ABBA), possivelmente existem mais de 100 indústrias do tubérculo no Brasil, sendo menos de cinco produtoras em grande escala. Algumas delas, não utilizam conservantes na produção.

Produção de batata chips no Paraná (Foto: Jonathan Campos)

 

Transporte

Batatas cultivadas para a indústria de snacks costumam ser transportadas a granel, ou seja, sem embalagem e em grandes quantidades. Isso é feito para manter o frescor do tubérculo e evitar contaminação por resíduos.

Tecnologia

Para garantir a qualidade, há empresas que usam tecnologias com inteligência artificial para detectar riscos e doenças na batata. Todo processo de semeadura, colheita, beneficiamento e industrialização também conta com maquinários modernos que, no caso do Brasil, costumam ser importados.

*A jornalista viajou a convite da PepsiCo
Source: Rural

Leave a Reply