Skip to main content

(Foto: Danielgp/Wikimedia Commons )

 

 

 

 

O sul do Mato Grosso do Sul corre alto risco de enfrentar geada durante junho, segundo informações do sistema de previsão de geadas da Embrapa Agropecuária Oeste. O período coincide com os momentos finais de desenvolvido do grão, quando a lavoura se torna extremamente sensível a baixas temperaturas, podendo levar a perdas significativas no Estado.

De acordo com a Embrapa Agropecuária Oeste, há 96% chances de ocorrer pelo menos uma geada e 74% de probabilidade de que essa geada ocorra em condições de temperatura abaixo de 1ºC.  “Em junho, normalmente o milho ainda se encontra em uma fase sensível de seu desenvolvimento, e a dimensão do prejuízo está associada à intensidade da geada”, observa o pesquisador Danilton Luiz Flumignan, em nota.

saiba mais

PIB da agropecuária reflete desempenho do milho safrinha, diz FCStone

Paraná pede prorrogação do prazo de plantio de milho safrinha

Janela da safrinha de milho em 2020 deve ser mais curta, diz AgRural

 

Segundo o último boletim de acompanhamento de safra da Conab, o Mato Grosso do Sul deve ter uma produtividade 3,1% maior na safrinha de milho desta temporada, com impacto proporcional sobre a produção do Estado, projetada em 9,66 milhões de toneladas.

O Zoneamento Agrícola de Risco Climático aprovado pelo Ministério da Agricultura conselha que cultura seja semeada até 10 de março na região, mas devido à demora no início das chuvas e seus impactos na semeadura da soja, esse plantio deve atrasar.

Diante da situação de risco, Flumignan aconselha o produtor sul-matogrossense a avaliar outras possibilidade de cultura neste ano, como trigo e aveia. “Essas são opções viáveis, desde que fatores como disponibilidade de sementes no mercado e canais de comercialização sejam favoráveis”, explica o pesquisador.
Source: Rural

Leave a Reply