Skip to main content

Ministra responde a manifestação de estudante em evento na Esalq (Foto: Reprodução)

 

A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, foi criticada, nesta terça-feira (14/1) por uma formanda da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, da USP, em Piracicaba (SP). Escolhida para ser paraninfa da turma de 2019, a ministra participou de um encontro com formandos na sede da instituição, no interior paulista. De acordo com a Esalq, o evento foi organizado porque a ministra estará em viagem ao exterior na ocasião da colação de grau.

Em um discurso, gravado em vídeo e compartilhado em redes sociais, Nara Perobelli, faz críticas ao governo e à gestão da ministra da Agricultura. Segundo ela, Tereza Cristina representa um governo “fundamentado no capital e na desigualdade”.

“Um governo que cerceia a ciência e a autonomia das universidades, que distorce informações”, disse ela, acrescentando que a indicação da ministra como paraninfa não foi feita de forma democrática e que o grupo a que ela representava não se via incluído na escolha. No pronunciamento, ela fez uma defesa da agroecologia, mencionando o nome da pesquisadora Ana Primavesi, pioneira da disciplina no Brasil

Em resposta, a ministra disse que o Brasil vive uma democracia, que pode dar vozes a todos os que discordam. Falou ainda que a agroecologia é uma "ciência fantástica", desde que praticada com base em ciência. E que, principalmente, dentro da universidade, a ciência não pode ser esquecida.

"A ideologia, cada um tem que ter a sua. Essa é a beleza da democracia. De poder expressar livremente o que cada um pensa. Eu respeito o seu pensamento apesar de não concordar totalmente com ele. Mas tem algumas coisas em que a gente pode concordar", disse ela.

Assista ao discurso da estudante

Assista à resposta da ministra Tereza Cristina

 

 

Outra estudante se pronunciou, desta vez em apoio à ministra

 

 
Source: Rural

Leave a Reply