Skip to main content

Paraná é um dos principais Estados agrícolas do Brasil (Foto: Jaelson Lucas/AEN)

 

A partir deste ano, a Emater-PR, a Companhia de Desenvolvimento Agropecuário do Paraná (Codapar) e o Centro Paranaense de Referência de Agroecologia (CPRA) farão parte de um único órgão estadual, sendo incorporados pelo Instituto Agropecuário do Estado (Iapar). Segundo nota da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento paranaense, a medida faz parte de uma reforma administrativa proposta pelo governo Ratinho Junior via lei 20.121/19, sancionada em 31 dezembro.

“Integrados em um mesmo corpo, será possível prestar serviço de pesquisa e experimentação agrícola, de assistência técnica e extensão rural, de fomento no meio rural e de expansão da base de agroecologia para a produção de alimentos de alta qualidade de forma mais ágil e eficiente”, afirma o secretário estadual de agricultura, Norberto Ortigara.

O presidente do novo instituto (Iapar-Emater), Natalino Avance de Souza, avalia que a unificação das quatro entidades deva gerar uma economia de 40% nos cargos comissionados e de 28% em despesas. A lei sancionada prevê ainda um Programa de Demissão Voluntária (PDV) para servidores celetistas para a possível contratação de pesquisadores e extensionistas. O novo órgão contará, inicialmente, com 1817 funcionários.

A reforma proposta pelo governo paranaense também incluiu a lei 20.070/19, que autoriza a junção dos órgãos ambientais do Estado. A partir deste ano, o Instituto de Terras, Cartografia e Geologia (ITCG) e o Instituto das Águas do Paraná pelo Instituto Ambiental do Paraná farão parte do Instituto Ambiental do Paraná, agora denominado Instituto Água e Terra.

“Na área ambiental, a reforma dará maior celeridade aos processos, eficácia e economia ao Estado”, afirma, em nota, o secretário do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Márcio Nunes.
Source: Rural

Leave a Reply