Skip to main content

Filé vegano da Novameat deve começar a ser produzido em escala industrial em 2021 (Foto: Novameat/Divulgação)

A empresa italiana Novameat anunciou a criação de um corte de filé vegano, produzido a partir de ingredientes como ervilha, alga marinha e suco de beterraba, convertidos em fibras finas para recriar o tecido muscular. Segundo a companhia, o produto estará disponível aos consumidores em restaurantes da Espanha e Itália ainda este ano, antes de aumentar a escala em 2021.

Giuseppe Scionti, fundador da Novameat, explica que o projeto começou com o corte de “filé” vegano porque é considerado o “santo graal” da indústria das alternativas à base vegetal. Isso porque o maior desafio é criar a textura da carne vegetal. Em 2018, a empresa apresentou um bife impresso em 3D, mas, com o novo filé, a intenção é criar a aparência mais realista possível quando comparado com um corte animal.

O sabor ainda está sendo avaliado pela empresa, mas Scionti – que passou uma década pesquisando engenharia de tecidos na Universidade Politécnica da Catalunha, em Barcelona – garantiu que a empresa  pode usar os ingredientes para criar hambúrgueres a partir de plantas. O empresário garante que a proteína vegetal não contém colesterol, hormônios nem antibióticos.

O bife de 50 gramas tem um custo aproximado de US$ 1,50 para ser produzido, mas a Novameat calcula que o valor cairá quando o processo for ampliado. O plano é encomendar uma planta piloto em 2021, com capacidade de produção de 50 quilos de bife por hora.

saiba mais

Tofu mineiro

Produtos veganos são premiados na França

 
Source: Rural

Leave a Reply