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Batida do martelo foi feita na B3, em São Paulo (Foto: Gov. de SP)

 

O Consórcio Infraestrutura Brasil venceu o leilão de concessão de um lote de 1,273 mil quilômetros de rodovias no corredor Piracicaba-Panorama, realizado, nesta quarta-feira (8/1), pelo Governo de São Paulo. A abertura das propostas foi feita na B3, no centro da capital paulista. De acordo com a administração estadual, o contrato tem prazo de 30 anos e prevê investimentos de R$ 14 bilhões na malha arrematada, que liga a região de Campinas ao extremo oeste do Estado, na divisa com Mato Grosso do Sul.

A proposta vencedora da licitação foi de R$ 1,1 bilhão de outorga fixa, superando a feita pela Ecorodovias, que tinha sido de R$ 527,050 milhões. O valor do arremate representou um ágio de 7.209% em relação ao lance mínimo estabelecido pelo edital do leilão, que era de R$ 15 milhões.

Segundo o governo estadual, o lote é composto pela malha de 218 quilômetros, atualmente operada pela concessionária Centrovias, do Grupo Arteris, além de 1.055 quilômetros operados pelo DER-SP. Receberão investimentos trechos das rodovias SP-304, SP-308, SP-191, SP-197, SP-310, SP-225, SP-261, SP-293, SP-331, SP-294, SP-284 e SP-425, atendendo diretamente 62 municípios.

Coforme o edital, estão previstos 600 quilômetros de duplicações e novas pistas de contornos urbanos, além de faixas adicionais e vias marginais e outras obras com o objetivo de melhorar a fluidez de tráfego e a segurança na região servida pelas rodovias. O contrato prevê ainda a implantação de novos acesso e retornos, passarelas e ciclovias.

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“Além das obras estipuladas em edital, o projeto prevê que a cada quatro anos sejam realizadas revisões que possam adequar novos investimentos nas pistas. Assim, poderão ser antecipados ou feitos novos investimentos, como duplicações e faixas adicionais de acordo com a avaliação de demandas mais prementes”, afirma o governo paulista, em comunicado.

A cobrança das tarifas de pedágio também terá diferenças em relação aos modelos convencionais de concessão. De acordo com o governo estadual, o modelo prevê descontos de 5% para quem utilizar pagamento automático. Haverá descontos também para usuários frequentes do trecho concedido, como moradores de pequenos municípios, que usam as rodovias para chegar a localidades vizinhas.

"O Fundo Soberano de Cingapura, associado ao Consórcio Infraestrutura Brasil, pela primeira vez faz um investimento deste porte aqui no Brasil. Isso vai gerar benefício para milhões de brasileiros, não apenas no transporte de cargas, mas também no transporte de passageiros, no turismo e no desenvolvimento econômico”, afirmou o governador de São Paulo, João Dória, conforme divulgado pela administração estadual.
Source: Rural

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