Skip to main content

(Foto: Jason Rosenberg/CCommons)

 

Quais são os problemas existentes nas fruteiras plantadas no sítio de um primo, que está localizado no município de São Miguel de Taipu, região canavieira na Paraíba?
Claudemir Costa, via Facebook.

Como nem sempre é possível realizar com precisão a análise de plantas por meio de imagens, antes de tudo é importante ressaltar que a confirmação do diagnóstico somente é possível com o envio de amostras de folhas e/ou de frutos para exames fitopatológicos. Entretanto, pelas fotos é possível verificar que a antracnose, causada pelo fungo Colletotrichum gloeosporioides, é a doença que provoca manchas necróticas na casca das jacas e das mangas, podendo atingir as polpas dos frutos.

Jaca (Foto: Claudemir Costa/Arquivo Pessoal)

Caldas bordalesa e sulfocálcica podem ser utilizadas para o controle preventivo na jaqueira, alternando a aplicação de cada produto com intervalos de três semanas entre um e outro. Na mangueira, a recomendação é adotar, durante a florada e na época de frutos pequenos, o uso de fungicidas específicos, que devem ser indicados por um engenheiro agrônomo. Ainda é necessário que o profissional forneça o receituário que permite a compra do composto químico em lojas agropecuárias.

Manga (Foto: Claudemir Costa/Arquivo Pessoal)

 

O controle químico também é a solução para combater nos maracujás as manchas circulares e translúcidas, que se tornam ásperas, salientes e de coloração parda, com aspecto de verrugas, efeitos que se assemelham aos da doença verrugose, ou cladosporiose, causada pelo fungo Cladosporium spp. Existem 13 produtos registrados no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Maracujá (Foto: Claudemir Costa/Arquivo Pessoal)

 

Os sintomas nos abacates também são de verrugose, ou sarna do abacateiro, causada pelo fungo Sphaceloma perseae. Fungicidas cúpricos e substituição por variedades resistentes são alternativas ao controle da doença. Nas laranjas ocorre um distúrbio fisiológico, devido principalmente às alterações climáticas. A combinação de um período de seca seguido de chuva intensa é estímulo para que o fruto se desenvolva rapidamente, rompendo a casca que não consegue acompanhar o crescimento da polpa. Há apenas medidas paliativas para evitar a rachadura na laranja, fenômeno que é popularmente conhecido como “risadinha”.

gr responde_abacate (Foto: Claudemir Costa/Arquivo Pessoal)

Faça uma adubação equilibrada com potássio, o raleio das frutas danificadas e irrigações frequentes durante os meses sem chuva. Para evitar o ataque de fitopatógenos, o ideal é manter as plantas bem nutridas, irrigadas de forma adequada, realizar podas de ramos doentes, retirando o material do local, assim como os frutos doentes e caídos. A melhor aeração das plantas proporciona ambiente menos úmido, que desfavorece o desenvolvimento da maioria das doenças.

Consultoras: Margarida Fumiko Ito e Christina Dudienas, pesquisadoras do Instituto Agronômico (IAC), de Campinas (SP), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

saiba mais

Como identificar um pé de graviola?

O que fazer quando há inchaço nos caprinos?

 
Source: Rural

Leave a Reply