Skip to main content

Descoberta pode levar a novas formas de manejo da doença sem deixar resíduos químicos(na manga (Foto: Ernesto de Souza/Editora Globo)

 

Uma descoberta de pesquisadores da Embrapa Meio Ambiente (SP) pode solucionar um dos maiores problemas fitossanitários enfrentados pelos produtores de manga do país. Os cientistas Bernardo Halfeld Vieira, Daniel Terao e Kátia Nechet encontraram uma levedura que controla o fungo Botryosphaeria dothidea, causador da podridão peduncular da manga.

Como o micro-organismo não é controlado pelos métodos convencionais, seja por meio da aplicação de agroquímicos ou tratamento térmico pós-colheita, a descoberta pode levar a novas formas de manejo da doença sem deixar resíduos químicos nos frutos. Assim, tornará a produção mais sustentável e evitará barreiras sanitárias internacionais de países que rejeitam os tratamentos químicos.

O biocontrole por meio do uso da levedura Candida membranifaciens mostrou ser mais eficiente que o tratamento químico com o fungicida tiabendazol, normalmente utilizado. Não foi detectada produção de nenhuma substância inibitória pela levedura, portanto, não há envolvimento de um princípio ativo.

saiba mais

IBM desenvolve ferramenta para análise online do solo

Venda de máquinas e implementos cai 11,8% ante novembro de 2018, diz Anfavea

 

O agente de controle biológico foi o que apresentou maior eficácia quando comparado ao fruto tratado com o fungicida durante o período de armazenamento de 11 dias.

Os resultados mostraram que o mecanismo responsável pelo controle da doença é obtido porque a levedura realiza uma competição com o fungo da podridão, formando um filme no local onde o patógeno faz a infecção. Isso forma uma barreira mecânica entre a superfície entre a superfície de um ocasional ferimento na casca e o patógeno.

De acordo com os cientistas, a melhor maneira de fazer o tratamento seria pela aplicação de uma suspensão de células do microrganismo por aspersão nos frutos ainda não maduros, promovendo o controle da doença e garantindo a ausência de resíduos tóxicos do fungicida nos frutos. Isso porque, como o fungo causador da podridão peduncular permanece quiescente, ou seja, dormente no fruto até que ele comece a amadurecer, a levedura será mais eficiente se estiver presente na casca do fruto ainda verde. Por isso, só se observam os sintomas na fase de pós-colheita.

saiba mais

Entidades do agronegócio evitam comentar saída da Coalizão Brasil Clima

Exportações totais de carne bovina podem bater recorde em 2019

CNA prevê alta de 9,8% do Valor Bruto da Produção em 2020

 

“O estudo demostrou que a competição, assim como a formação de uma camada de levedura nos possíveis locais de infecção após a colonização, desempenha um papel importante na redução da severidade da podridão peduncular da manga”, conta Vieira.

 
Source: Rural

Leave a Reply