Skip to main content

Genômica acelera o padrão da pecuária brasileira (Foto: Divulgação)

 

Foi movimentado o 1° Workshop "Uso da tecnologia Genômica a favor da pecuária", evento realizado nos dias 18 e 19, em Ribeirão Preto (SP). Pelo menos 40 participantes, entre especialistas, pesquisadores, representantes da indústria e de associações, marcaram presença.

Valeu a máxima do Worskshop. “Há dez anos, a tecnologia genômica tem se tornado realidade na vida dos pecuaristas como uma ferramenta indispensável para auxiliá-los a melhorarem seus rebanhos, aumentarem a produtividade e eficiência reprodutiva assim como aumentar a lucratividade do seu sistema de produção.”

A genômica é um ramo da genética que estuda o genoma completo. Éuma ferramenta tecnológica indispensável na pecuária moderna. 

O Worskshop foi promovido pela Zoetis, empresa especializada em saúde animal, em parceria com a Ilumina, que faz sequenciamento de DNA.

Houve palestras, debates e outras atividades que transmitiram para os participantes informações acerca da moderna tecnologia. Mostraram também experiências.

Sobre a genômica, veja o que disse Fernando Di Croce, diretor da Zoetis: “A pecuária moderna hoje é inconcebível sem o uso desta tecnologia. A atividade já avançou muito em relação à nutrição, à reprodução, à saúde animal e necessita da genômica para dar um novo passo, para continuar a ser competitiva.”

Estava também no evento o conhecido professor Raysildo Lobo. Ele, que é presidente da Associação Nacional dos Criadores e Pesquisadores, ressaltou que com o "progresso do uso da genômica, o ganho genético de nossos rebanhos hoje é muito evidente.”

Leilão Canaã

A Agropecuária Leopoldino, de São Carlos (SP), promove pelo segundo ano consecutivo o leilão virtual Canaã, no dia 2 de dezembro, a partir das 21 horas, com a oferta de 55 lotes de machos e fêmeas PO das raças Nelore e Brahman. O evento será transmitido ao vivo pelo Canal Rural.

Esta é a última oportunidade do ano para os pecuaristas adquirem a genética Canaã. A qualidade dos animais ofertados é comprovada pelos resultados em pista. Em 2018, por exemplo, o Nelore Canaã ficou com o título de Melhor Novo Criador e Melhor Novo Expositor do Ranking Nacional da Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB).

O leilão virtual Canaã também é parceiro do Hospital de Amor na campanha “O agro contra o câncer”. Com isso, a cada R$ 1.000,00 arrecadados com a venda de animais, R$ 1,00 será doado para o hospital.
Source: Rural

Leave a Reply