Skip to main content

De acordo com o instituto, para 2020 espera-se avanço de mais de 3% (Foto: Getty Images)

 

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) revisou de 0,5% para 1,4% a previsão de crescimento do produto interno bruto (PIB) agropecuário em 2019. "O bom desempenho na produção de milho, algodão e ovos no mercado interno, aliado às exportações recordes do grão, contribuíram para o cenário positivo", diz o Ipea, em nota.

De acordo com o instituto, para 2020 espera-se avanço de mais de 3%. "Usando o primeiro prognóstico de safra do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgado neste mês, a previsão de crescimento é de 3,2% no ano que vem", diz o instituto. "A projeção vai a 3,7% ao se levar em consideração o levantamento da safra de grãos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

saiba mais

Instituições financeiras elevam expectativa de inflação para 3,33%

PIB do agronegócio sobe 0,73% em agosto e 1,38% em oito meses

 

"Para os dois cenários, os pesquisadores do Ipea também consideraram informações do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) para a pecuária. Para a agricultura, a alta no PIB em 2019 deve ser de 1% e, para a pecuária, de 1,8%. Para 2020, a pecuária será protagonista, com expectativa de crescimento será de 4,3%, influenciado por alta de 5,8% na produção de bovinos.

Ainda de acordo com o Grupo de Conjuntura do Ipea, a pecuária deve registrar um recorde de produção, impulsionado principalmente pelo aumento na demanda de mercados como China, Hong Kong e Emirados Árabes.Em relação aos produtos agrícolas, a previsão é de que a soja – grão que possui o maior peso no PIB do setor – cresça no mínimo 4,7% em 2020. Já a produção de milho, destaque em 2019, deve sofrer uma queda de ao menos 1,7% na safra 2019/2020.
Source: Rural

Leave a Reply