Skip to main content

Capa de novembro Globo Rural (Foto: Globo Rural)

A edição de novembro da Revista Globo Rural, disponível nas bancas do Brasil e para download no Globo+, aborda um tema polêmico: cannabis. Será essa uma nova commodity do agronegócio?

Com a apuração que levou meses, a reportagem discute a liberação do cultivo da planta para uso medicinal, o que nada tem a ver com o uso recreativo da maconha. A matéria mostra ainda que existem estudos que mostram a aptidão do Brasil para o cultivo da planta. O país tem solo propício e até um mapa de possíveis locais mais apropriados ao plantio. 

Apesar do cultivo ser proibido no Brasil, a reportagem contou histórias de pessoas que entraram com recursos jurídicos e hoje podem plantar e fazer uso do óleo de cannabidiol para o tratamento de efemeridades, como síndromes crônicas e epilepsia. Empresas da indústria farmacêutica estão cada vez mais interessadas na liberação, pois é um mercado bilionário que pretendem investir. 

Cannabis também é o assunto que marca a estreia de um novo canal de comunicação da Globo Rural com seu público. É o podcast "Palavra do Campo". O primeiro episódio está disponível no Spotify e também pode ser ouvido no player aqui embaixo. 

A edição de novembro da revista também traz uma entrevista com Marcos Lisboa, presidente do Insper (Instituto de Ensino e Pesquisa). O ex-secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda entre 2003 e 2005, tornou-se um forte crítico da política econômica das administrações petistas, alegando que o excesso de leis e a burocracia dificultam os investimentos em infraestrutura no país.

Outra reportagem conta a história de um pecuarista mineiro que virou vegano e convenceu a família a trocar a produção do queijo minas frescal pelo produto à base de soja.

No caderno Campo Aberto, os novos investimentos na região do Vale do Douro, em Portugal, para os vinhos produzidos em terras altas, focando nas áreas de morros, que exigem cultivos em terraços.

Em Leilões e Criações o destaque é voltado para o aumento das exportações de carne e alta nas cotações dos contratos futuros do boi gordo lota os confinamentos e aquecem as vendas em leilões. 

No Vida na Fazenda, ensinamos a plantar girassol e a criar porco caipira. E na Coluna da Nina Horta, uma homenagem especial para a nossa colunista de gastronomia, que morreu no dia 10 de outubro, aos 80 anos, em São Paulo.

Clima, tendências, análise de mercado de grãos e carnes, mapa de safras, perspectivas de colheita para produtos variados também estão na edição.

 
Source: Rural

Leave a Reply