Skip to main content

Evento de lançamento da publicação do CEBDS (Foto: Divulgação)

 

O Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS) lançou, nesta terça-feira (29/10), a publicação ‘Agricultura 4.0: Contribuição para redução de emissões e resiliência às mudanças climáticas’.

Produzida pelo programa de Inteligência Agroclimática (IAC) do CEBDS, o e-book aborda a relação da Internet das Coisas (IoT, sigla em inglês) com a forma de tornar o sistema de produção de alimentos mais resiliente.

A ideia de criar a publicação se deu a partir da percepção do CEBDS a respeito do uso dessas tecnologias no campo. De acordo com Felipe Cunha, assessor técnico do Conselho, já existe uma "hiperconectividade" no meio rural, mas, além de utilizar as ferramentas, é importante saber transformar os dados gerados em informação. 

“Um exemplo é que sistemas como big data e geoprocessamento permitem antecipar com mais precisão e eficiência quando e como as máquinas devem atuar, o que permite um uso mais sustentável de recursos hídricos. Por isso, a ideia não é apenas propiciar uma agricultura limpa, mas antecipar como plantar de forma sustentável e produtiva”, disse Cunha.

Algumas das inovações tecnológicas que são mencionadas no e-book são sensores de alta precisão para monitoramento nos equipamentos agrícolas; conexão via big data, cloud computing e operação remota; sistema de informação geográfica (como GPS, imagens de satélite, geoprocessamento); além de robótica, uso de drones e inteligência artificial. A publicação está disponível de forma online e gratuita no site do CEBDS.

saiba mais

Parceria público-privada cria cursos de big data e técnico em agronegócio

Ana Primavesi tem produção reunida em site

 
Source: Rural

Leave a Reply