Skip to main content

Ministra da Agricultura, Tereza Cristina discursa em Pequim (Foto: Reprodução/Twitter)

 

Durante seminário sobre agronegócio e o comércio agrícola entre Brasil e China, promovido pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) nesta sexta-feira (25/10), em Pequim, a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, destacou que a agropecuária brasileira tem mais a oferecer ao país asiático do que soja e carne.

“Considerando a diversidade da agropecuária do Brasil e os US$ 140 bilhões em produtos agrícolas importados pela China de todo o mundo, vemos claramente que há muito espaço para ampliação das nossas relações comerciais, não apenas em volume, mas também em variedade”, disse a ministra.

Em 2018, a China comprou mais de US$ 31 bilhões em produtos agropecuários do Brasil, volume 70% superior ao registrado em 2015. A soja e as carnes (bovina, frango e suína) concentram 96% dos produtos agropecuários vendidos aos chineses.

saiba mais

Bolsonaro diz que Brasil e China estão próximos na área econômica

Argentina vai às urnas domingo com favoritismo do peronismo

 

Outra autoridade brasileira participante do evento foi o ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, que ressaltou em suas redes sociais a ida à China em busca de captação de recursos.

A agenda de Onyx Lorenzoni incluiu encontros com empresários do setor de energia, portos, mineração, celulose, óleo e gás, bem como ferrovias, rodovias e usinas hidrelétricas. Nestas reuniões, o Lorenzoni ofereceu garantias para que os investidores apostem no Brasil.

No mesmo seminário promovido pela ApexBrasil, o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, afirmou que a sequência de viagens do governo brasileiro à Ásia e Oriente Médio visa “integrar melhor o Brasil à economia mundial e às cadeias globais de valor, recuperando o tempo perdido em ter esse centro de presença mais firme".

No Twitter oficial de Jair Bolsonaro, o presidente afirma que “foram assinados vários atos na área de infraestrutura e agricultura”. Durante sua apresentação no seminário, o presidente da afirmou que o Brasil e China estão "próximos de 100% afinados" na questão econômica.

Encontro entre Jair Bolsonaro e Xi Jinping na China (Foto: Reprodução/Twitter)

 

Em concordância com a alegação de Bolsonaro, o jornal chinês China Daily afirmou que o mandatário do país asiático Xi Jinping afirmou o compromisso de desenvolver as relações entre China e Brasil de forma estratégica e com uma perspectiva visionária.
Source: Rural

Leave a Reply