Skip to main content

Organizações falam em "coquetel de pesticidas" no Reino Unido (Foto: Getty Images)

 

Organizações no Reino Unido publicaram nesta segunda-feira (21/10) um relatório apontando a existência do chamado "efeito de coquetel" de pesticidas em alimentos no país. De acordo com o estudo, feito pela Pesticide Action Network UK (PAN UK) e pela Associação de Solo, alguns produtos chegaram a apresentar resíduos de 14 pesticidas diferentes, além de ter sido detectada a presença de misturas no solo e na água.

De acordo com a imprensa local, as entidades consideram que os acordos comerciais pós-Brexit (saída do Reino Unido da União Europeia) podem levar a um aumento no número de pesticidas autorizados para uso no país e do nível e variedade dos agroquímicos permitidos em alimentos. Segundo o relatório, em 2017, 87% das peras, 64% das maçãs e um quarto dos pães continham o que eles chamaram de “coquetéis de pesticidas”.

“Por causa do uso abusivo de pesticidas na agricultura, estamos constantemente expostos a uma grande variedade de diferentes químicos que podem interagir para se tornar ainda mais tóxico criando um ‘efeito coquetel’”, disse Josie Cohen, da PAN UK.

saiba mais

Nufarm vende operações de defensivos na América do Sul para Sumitomo por US$ 800 mi

Ihara anuncia registro de nova molécula no Brasil

 

Além disso, os dados dos testes realizados pelo governo para 2018 mostram resíduos de 157 diferentes pesticidas, dos quais 63 conhecidos como possíveis ou prováveis cancerígenos e 41 suspeitos serem desreguladores endócrinos.

De acordo com Cohen, o governo avalia a segurança de cada produto separadamente. “A verdade é que nós simplesmente não temos ideia dos impactos para a saúde humana e para o meio ambiente a uma exposição a longo prazo de centenas de diferentes pesticidas”, completa.

Como solução, as organizações apelam ao governo que adote abordagens agroecológicas junto aos agricultores, além de pedirem a introdução de uma meta de redução de pesticidas e sugerem um sistema para monitoramento dos impactos dos coquetéis.
Source: Rural

Leave a Reply