Skip to main content

Site com produção técnica de Ana Primavesi levou dois anos para ser cosntruído. Cores usadas na página são de tintas de solo coletadas no Rio de Janeiro (Foto: Reprodução/Site)

 

Ao longo de sua carreira, a engenheira agrônoma Ana Maria Primavesi acumulou uma extensa produção. São textos técnicos, artigos científicos, além de colaborações com a imprensa desta que é considerada pioneira da agroecologia no Brasil. A partir desta quinta-feira (3/10), esse conteúdo está disponível na internet e de livre acesso para pesquisadores e interessados no assunto.

O site Ana Maria Primavesi marca mais um aniversário da pesquisadora, que completa 99 anos nesta quinta-feira (3/10). “Estamos felizes de podermos fazer isso por ela em vida”, diz a geógrafa e escritora Virginia Mendonça Knabben, responsável pelo projeto e organizadora do acervo, que ela chama também de um museu relacionado à vida e obra da engenheira agrônoma.

Virgínia não esconde seu carinho ao falar de Ana Primavesi, a quem, durante a conversa e as trocas de mensagens com a reportagem, referia-se quase sempre como doutora Ana. Biógrafa da pesquisadora, tornou-se próxima dela e de sua família, de quem garante ter recebido todo o apoio e confiança não apenas para publicar a biografia como também para acessar documentos e a produção técnico-científica.

“Depois que eu descobri a doutora Ana e a agroecologia, é como se, para mim, isso fosse uma missão. A biografia dela foi a minha estreia e é como se eu tivesse um compromisso de fazer com que o trabalho que essa mulher tanto lutou na vida não morresse”, conta. Ana Maria Primavesi, histórias de vida e agroecologia foi publicado em 2016. “Essa mulher mudou a minha vida”, acrescenta.

Um ano atrás, no site da Globo Rural, Virginia escrevia, ao falar sobre os 98 anos de sua biografada: “a primeira mulher a afirmar, em um meio exclusivamente masculino, que o solo tem vida.” E a definia como “aquela que nos aproximou de nós mesmos pela origem de tudo, a terra, e integrou saberes”.

Integrar saberes não foi simples para Ana Primavesi. Austríaca, estudou em tempos de nazismo e guerra na Europa. No Brasil, para onde veio com o marido, o engenheiro agrônomo Arthur Primavesi, Ana, já com doutorado, enfrentou críticas para defender sua ciência do solo, lembrava sua biógrafa, no texto de 2018.

saiba mais

Animação de Ana Maria Primavesi sobre a vida do solo é restaurada

Vídeo: Lições de Ana Primavesi

 

O que está no site a partir desta quinta-feira é o resultado de cerca de 70 anos dedicados ao conhecimento e à agricultura. “Será, com certeza, um dos maiores acervos de agroecologia que existem, porque compila toda a produção científica dela. Com a ajuda da família, sempre. Não faço nada sem a autorização deles. É essa relação de confiança que permite que eu faça esse trabalho”, afirma Virginia.

Ela conta que a ideia surgiu observando a repercussão da página de Ana Primavesi no Facebook, cujo conteúdo também administra. As postagens de textos avulsos – alguns inéditos originalmente escritos à máquina e que digitou um a um – foram gerando interesse de pesquisadores e curiosos a respeito da agroecologia. E o perfil na rede social acabou se tornando fonte de consulta.

“Aquela página começou a reverberar demais. E, por outro lado, ela tinha um acervo muito grande de material que não estava disponibilizado. Foi só juntar o 2 + 2. No site, esses textos estarão permanentemente. Além de artigos científicos e publicações em jornais e revistas. A ideia é que as pessoas possam ter acesso a essas informações e estudar a doutora Ana”, explica.

Foram pelo menos dois anos de trabalho para buscar, organizar e reunir o acervo em um só espaço online. Os textos que abasteceram as postagens no Facebook foram reproduzidos. O conteúdo técnico e científico, inclusive em outras línguas, e as colaborações na imprensa foram digitalizados e colocados da forma como publicados originalmente.

O site traz também a história de Ana Maria Primavesi, professores e obras que mais a influenciaram. E uma sessão de lembranças e curiosidades sobre a vida da agrônoma, onde é possível ver imagens, prêmios e até conhecer sua árvore genealógica, entre outros itens. “Esta sessão é um site a parte. É um trabalho minucioso, com muito cuidado”, garante Virginia.

Livros reeditados

A obra literária de Ana Primavesi também vem sendo reeditada pela Editora Expressão Popular, em uma série que leva seu nome, composta por grande parte de sua literatura técnica, além de sua biografia e seu livro de contos, A Convenção dos Ventos. Está para ser relançado Manejo Ecológico de Pastagens, que foi revisado e atualizado.

Primavesi tem cerca de dez livros publicados. O primeiro, Manejo Ecológico do Solo (Editora Nobel), da década de 1980, é considerado um marco da agroecologia no Brasil. Para sua biógrafa, a engenheira agrônoma tem uma obra que não remete a um passado, mas traz um olhar para o futuro da agricultura e a ciência do solo. Com a capacidade de fazer o difícil tornar-se fácil e o complexo tornar-se simples.

“Ela se preocupa em escrever para o agricultor, para a pessoa do campo. Está interessada em que as pessoas entendam a dinâmica do solo. A agroecologia que ela defende e a de ter gente entendendo a terra e lidando com a terra. Ela dá as ferramentas, mas a pessoa vai sozinha”, explica Virginia.
Source: Rural

Leave a Reply