Skip to main content

Segundo Gustavo Bonini, a projeção da Anfavea é fechar 2019 com 92 mil caminhões vendidos (Foto: Editora Globo/ Globo Rural)

 

A venda de caminhões aumentou 41,42% no Brasil de janeiro a agosto deste ano em relação ao mesmo intervalo em 2018, segundo levantamento da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). O volume saltou de 46.072 para 65.157 caminhões. Executivos da indústria ouvidos pela Globo Rural avaliam que o agronegócio foi um dos responsáveis pelo aquecimento das vendas.

“Esse ano tivemos, na verdade, o início de melhora do cenário econômico de veículos, na reta final do ano passado, parte dessa melhora veio do setor do agronegócio”, afirma o gerente de vendas de caminhões da Scania no Brasil, Wagner Tillmann. A fabricante sueca conseguiu aumentar as vendas em 55,96% em relação ao último período.

Para o gerente executivo regional de vendas da Volkswagen Caminhões e Ônibus, Sérgio Pugliese, o agronegócio e o setor de serviços foram fundamentais para o aumento dos negócios. “As locadoras, que também prestam serviços para o agronegócio, expandiram seu portfólio para outros segmentos, como o de cana-de-açúcar”, explica.

saiba mais

Caminhoneiros fazem manifestações no RJ e no PR a favor de tabela do frete

Brasil precisa de R$ 1 trilhão em infraestrutura de transportes, diz executivo

 

O vice-presidente da Anfavea Gustavo Bonini analisa que os caminhões pesados e extrapesados são mais procurados pelo agronegócio por serem feitos para transporte de cargas de longas distâncias. “Ninguém compra caminhão porque mudou o modelo ou cor. Compra porque de fato existe frete, tem algo a ser transportado e isso é sinal de que a economia está andando.”

Outro fator que contribuiu para a melhora das vendas foi a renovação das frotas pelas transportadoras. De acordo com vice-presidente de Vendas e Marketing de Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil, Roberto Leoncini, as empresas postergaram as compras por causa da crise financeira e resolveram trocar a frota neste ano. Ele explica que investir em um veículo novo tem um custo-benefício mais alto, já que os reparos são menos recorrentes e a durabilidade é maior.

Estimativas

Segundo Gustavo Bonini, a projeção da Anfavea é fechar 2019 com 92 mil vendidos. Até o momento, as principais marcas alavancaram as vendas. A Volvo teve um aumento de 54,9% nos oito primeiros meses do ano. Foram 3.592 caminhões vendidos a mais do que o mesmo período de 2018. A Volkswagen MAN teve um crescimento de 32,22%. A Mercedes-Benz superou a marca de 2018 com 4.020 caminhões vendidos a mais neste ano, de janeiro a agosto.

saiba mais

CNI propõe transformação do piso mínimo do frete em tabela referencial

Diretoria da ANTT aprova suspensão da nova tabela de fretes

 

Para a Scania, a projeção é de crescer 40% a 50% no segmento de caminhões semipesados e pesados até o fim do ano. A Volkswagen estima um aumento de 15% em relação ao ano passado e a Mercedes-Benz calcula vender no mínimo 30 mil veículos. 

Frotas próprias

A greve dos caminhoneiros, no ano passsado, também influenciou o mercado de caminhões. Em meio às discussões relacionadas à tabela de preço mínimo do frete rodoviário, algumas empresas resolveram investir em frotas próprias.

“Naquele momento, a questão do frete caiu em nossos clientes e em nós. Quem utilizava o mercado começou a adquirir caminhões para fugir da tabela. Mas, hoje, não é mais uma questão para nós”, comenta Sérgio Pugliese, da Volkswagen, pontuando que o mercado já se adaptou às condições pós-greve.

Wagner Tilmann, da Scania, acrescenta que a procura por caminhões para frotas próprias sinaliza uma nova configuração de mercado, sem ter relação com o receio de uma nova greve. Para ele, o movimento de 2018 são "águas passadas".

saiba mais

Medida cautelar da CNA contesta reajuste na tabela de preço mínimo para frete

BR Distribuidora lança fase de testes do Cartão Caminhoneiro na segunda-feira

 

Mas não deixou de ter seus efeitos também sobre a produção da indústria. "A Mercedes perdeu em produção. Não foi fácil recuperar e somente agora estamos equilibrando as entregas", diz Roberto Leoncini, da Mercedes-Benz.
Source: Rural

Leave a Reply