Skip to main content

Ysani Kalapalo foi convidada pelo governo para integrar comitiva de Bolsonaro em Nova York. (Foto: Reprodução G1)

 

Em uma carta pública, caciques de 16 povos indígenas do Xingu repudiaram a youtuber indígena Ysani Kalapalo,  convidada da comitiva brasileira na 74ª Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU), em Nova York (EUA). Durante o seu discurso, o presidente Jair Bolsonaro se dirigiu diretamente à jovem, que estava na plateia da ONU, à convite do governo, como representação dos povos do Xingu. “Senhorita Ysani Kalapalo, agora vamos falar de Amazônia”, disse Bolsonaro antes de iniciar a sua fala sobre a floresta e o meio ambiente.

Natural da aldeia Tehuhungu, no Parque Indígena do Xingu (MT), Ysani teve a sua presença criticada na carta de repúdio pelos representantes indígenas, assinada pelos povos Aweti, Matipu, Mehinako, Kamaiurá, Kuikuro, Kisedje, Ikpeng, Yudjá, Kawaiweté, Kalapalo, Narovuto, Waurá, Yawalapiti, Trumai, Nafukuá e Tapayuna e também pela Associação Terra Indígena Xingu (Atix).

saiba mais

Vídeo: indígenas do Xingu comemoram prêmio da ONU com festa tradicional

Confira a íntegra do discurso de Bolsonaro na ONU

CNA elogia discurso de Bolsonaro

 

"O governo brasileiro ofende as lideranças indígenas do Xingu e do Brasil ao dar destaque a uma indígena que vem atuando constantemente em redes sociais com objetivo único de ofender e desmoralizar as lideranças e o movimento indígena do Brasil", diz o grupo no documento.

Os representantes dizem ainda que “não aceitam” que “o governo brasileiro indique por conta própria nossa representação indígena sem nos consultar através de nossas organizações e lideranças reconhecidos e respaldados por nós”, afirma em nota.

Ontem, durante o seu pronunciamento na Assembleia Geral da ONU, leu uma carta atribuíd ao Grupo de Agricultores Indígenas, onde onde os indígenas criticam o "ambientalismo radical e o indigenismo ultrapassado" e dão seu aval à Ysani Kalapalo, que acompanho a comitiva presidencial à Nova York.

Após ler a carta, Bolsonaro declarou – "acabou o monopólio do senhor Raoni", referindo-se ao Cacique Raoni, líder indígena do povo caiapó reconhecido internacionalmente por sua luta pelos povos e pela preservação da Amazônia. A carta do Grupo Agricultores Indígenas, porém, não fazia qualquer citação sobre Raoni. 

 "O nosso manifesto não desqualifica o Raoni. A nossa carta não cita isso. A gente entende o Raoni como uma liderança importante, porém não tem nada que o autorize a nos representar mundialmente. Nós respeitamos o Raoni pelo que ele faz para algumas etnias, nem todas, e é claro que ele defende uma política de preservação ambiental e isso é importante. E ele faz isso lá fora com a oportunidade que ele tem. Muito das coisas que o Raoni faz serve para nós também", disse Arnaldo Zunizakae, um dos líderes agrícolas da tribo Pareci, que é uma das signatárias da carta que Bolsonaro leu na ONU.

Enquanto o presidente critica a atuação do cacique, acusando governos internacionais de usarem-no como peça de manipulação de seus interesses, a Fundação Darcy Ribeiro propôs, na semana passada, a candidatura do chefe indígena ao Prêmio Nobel da Paz de 2020.

"A visão de um líder indígena não representa a de todos os índios brasileiros. Muitas vezes alguns desses líderes, como o Cacique Raoni, são usados como peça de manobra por governos estrangeiros na sua guerra informacional para avançar seus interesses na Amazônia", disse Bolsonaro.

Sobre Kalapalo, o presidente a apresenta como prestigiada liderança indígena, “apta a representar as etnias relacionadas”. "A realidade ora posta impõe que o mundo na arena da Assembleia das Nações Unidas possa reconhecer nossos desejos e aspirações na voz da indígena Ysani Kalapalo que transmitirá o real quadro do meio ambiente e das comunidades indígenas brasileiras. Portanto, Ysani Kalapalo goza da confiança e do prestígio das lideranças indígenas interessadas em desenvolvimento, empoderamento e protagonismo, estando apta para representar as etnias relacionadas. Acabou o monopólio do senhor Raoni", diz a carta lida por Bolsonaro.

CARTA DE REPÚDIO
CONTRA REPRESENTAÇÃO INDÍGENA NA DELEGAÇÃO DO GOVERNO BRASILEIRO NA ONU

Nós representantes maiores dos 16 povos indígenas habitantes do Território Indígena do Xingu (Aweti, Matipu, Mehinako, Kamaiurá, Kuikuro, Kisedje, Ikpeng, Yudjá, Kawaiweté, Kalapalo, Narovuto, Waurá, Yawalapiti, Trumai, Nafukuá e Tapayuna), viemos diante da sociedade brasileira repudiar a intenção do Governo Brasileiro de incluir a indígena Ysani Kalapalo na delegação oficial do Brasil que participará da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas – ONU que será realizada na cidade de Nova Iorque no próximo dia 23 de setembro de 2019. O governo brasileiro mais uma vez demonstra com essa atitude o desrespeito com os povos e lideranças indígenas renomados do Xingu e outras lideranças a nível nacional, desrespeitando a autonomia própria das organizações dos povos indígenas de decisão e indicação de seus representantes em eventos nacionais e internacionais.

O governo brasileiro ofende as lideranças indígenas do Xingu e do Brasil ao dar destaque a uma indígena que vem atuando constantemente em redes sociais com objetivo único de ofender e desmoralizar as lideranças e o movimento indígena do Brasil. Os 16 povos indígenas do Território Indígena do Xingu através de seus caciques reafirmam seu direito de autonomia de decisão através de seu próprio sistema de governança composto por todos os principais caciques dos povos xinguanos.

O governo brasileiro, não se contentando com os ataques aos povos indígenas do Brasil, agora quer legitimar sua política anti-indígena usando uma figura indígena simpatizante de suas ideologias radicais com a intenção de convencer a comunidade internacional de sua política colonialista e etnocida. Não aceitamos e nunca aceitaremos que o governo brasileiro indique por conta própria nossa representação indígena sem nos consultar através de nossas organizações e lideranças reconhecidos e respaldados por nós.

Atestam esta carta:
Tafukuma Kalapalo / Cacique do Povo Kalapalo
Aritana Yawalapiti / Cacique do Povo Yawalapiti
Afukaká Kuikuro / Cacique do Povo Kuikuro
Kotok Kamaiurá / Cacique do Povo Kamaiurá
Atakaho waurá / Cacique do povo Wauja
Tirefé Nafukuá / Cacique do Povo Nafukua
Arifira Matipu / Cacique do Povo Matipu
Awajatu Aweti / Cacique do Povo Aweti
Mayukuti Mehinako / Cacique do Povo Mehinako
Kowo Trumai / Cacique do Povo Trumai
Melobo Ikpeng / Cacique do Povo Ikpeng
Kuiussi Suya / Cacique do Povo Kisedje
Sadeá Yudjá / Cacique do Povo Yudja
Mairawe Kaiabi / Cacique do Povo Kawaiwete
Associação Terra Indígena Xingu – ATIX
Source: Rural

Leave a Reply