Skip to main content

Rally da Pecuária visitou 310 propriedades em 128 municípios de dez estados (Foto: Ernesto de Souza/ Ed. Globo)

 

Boa notícia. O Rally da Pecuária 2019 terminou e apontou crescimento de 25% na produtividade entre os produtores da amostra na comparação com os dados obtidos em campo na edição de 2018 do evento. A avaliação considera o ciclo completo – que inclui desde a produção dos bezerros até a terminação do boi. “A produtividade média desse público atingiu 12,8@/ha/ano, com aumento de 2,5@/ha/ano em comparação ao ano passado”, enfatiza Maurício Palma Nogueira, diretor da Athenagro e coordenador do Rally da Pecuária.

Eu lembro a vocês que o Rally da Pecuária é a maior expedição técnica privada da pecuária bovina de corte brasileira. Percorreu 50 mil quilômetros nas principais regiões pecuárias visitando 310 propriedades em 128 municípios de 10 estados: Rio Grande do Sul, Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Tocantins, Pará, Mato Grosso e Rondônia.

Mais: Nessa expedição um dos pontos mais debatidos com o público presente nos eventos foi a melhora dos resultados devido à elevação de preços pagos pela arroba bovina. De acordo com dados da Athenagro, estima-se que o lucro por hectare em propriedades com maior tecnologia seja 6 a 10 vezes maior do que nas fazendas de menor tecnologia.

Mesmo em situações de preços em queda, nas propriedades modernas a rentabilidade mantém-se em níveis satisfatórios fazendo com que, ao longo dos anos, os preços de mercado se ajustem aos pecuaristas mais produtivos, explica Nogueira. “Enquanto a demanda é a mesma para todos os produtores, a oferta de animais acaba sendo maior nas propriedades com mais tecnologia”, destaca.

saiba mais

Abate de bovinos subiu 3,5% no 2º trimestre de 2019

China habilita 25 plantas brasileiras de carne

 

Importante: Do total de cerca de um milhão de hectares percorridos no Rally em 2019, apenas 77,5 mil hectares operavam com produtividade acima de 18@/ha/ano. Esse público, porém, representa 53% do total de vendas, o que demonstra o impacto da alta produtividade no setor. “Se a produtividade é importante para suportar momentos desfavoráveis, acaba sendo mais vantajosa ainda quando o cenário é de preços em alta, como ocorre no atual momento da pecuária”, observa o coordenador da expedição.

Atenção ao que diz André Pessoa, sócio da Agroconsult, que organiza o Rally da Pecuária em parceria com a Athenagro. Segundo ele, assim como na agricultura, à medida que se ampliam os investimentos em tecnologia, a complexidade da produção aumenta, exigindo mais do produtor. “Ele precisará ser mais eficiente na gestão dos processos, treinamento de equipes e na administração do risco de preços”, ressalta Pessôa. 

Para aportar tecnologia, muitas vezes é necessário usar recursos de crédito. Quando perguntados se a pecuária suporta pagar financiamentos, André Pessôa e Maurício Nogueira concordam que no mesmo nível de tecnologia, o lucro da pecuária tende a igualar ao da agricultura, desde que bem administrada.

Olha o balanço de fôlego apresentando por Maurício Nogueira: “Ao todo, ao longo do trajeto feito por  7 equipes, o Rally da Pecuária somou 8 eventos, além de 28 oficinas de produtividade, encontros e debates com produtores e técnicos. Cerca de 1.200 produtores e técnicos foram impactados diretamente no campo durante as visitas, eventos e oficinas.”
Source: Rural

Leave a Reply