Skip to main content

Ministra da Agricultura, Tereza Cristina (Foto: Guilherme Martimon/MAPA)

 

A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, disse nesta quinta-feira, 5, a investidores que o governo quer fortalecer o comércio com os Estados Unidos, principalmente na pauta agrícola. "Temos uma relação equilibrada em termos de trocas comerciais, e que pode ser ainda maior", afirmou no Latin American Cities Conference 2019: Brasília, realizado nesta quinta-feira.

De acordo com a ministra, o comércio bilateral somou quase US$ 58 bilhões em 2018, mas os produtos agrícolas representaram apenas US$ 5 bilhões. Para a plateia de investidores, Tereza Cristina lembrou que os EUA são o segundo principal destino das exportações brasileiras e também a segunda origem das importações.

 

saiba mais

'Aproximação com os EUA é fundamental', diz Tereza Cristina

Bolsonaro e ministra inauguram hoje Observatório da Agropecuária Brasileira

 

Em nota divulgada por sua assessoria, a ministra disse que há oportunidades para as duas nações atuarem juntas na defesa de interesses comuns, além do aprofundamento comercial bilateral. Segundo ela, os dois países são grandes parceiros na área agrícola e têm agricultura semelhante, de larga escala, orientadas pelo mercado e baseadas na ciência, mas precisam superar juntos os entraves tarifários.

"Somos os grandes fornecedores de alimentos do mundo, todavia em razão desse protagonismo, pagamos o preço de enfrentar barreiras tarifárias e não tarifárias em terceiros mercados. Nossos países devem trabalhar juntos para combater essas dificuldades", defendeu a ministra, destacando a criação do AG5, que reúne os ministros da Agricultura do Brasil, dos Estados Unidos, da Argentina, do Canadá e do México.
Source: Rural

Leave a Reply