Skip to main content

O Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais tem duas categorias: a primeira é a Café Natural. A outra categoria é a do Café Cereja Descascado, Despolpado ou Desmucilado (Foto: Fabiano Accorsi/Ed. Globo)

 

O Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais de 2019 encerra inscrições na próxima segunda-feira, 9. O produtor deve entregar as amostras concorrentes nos escritórios da Emater-MG, empresa vinculada à Secretaria de Estado de Agricultura.

Conforme comunicado da secretaria, podem participar cafeicultores dos municípios mineiros, com amostras de café arábica, tipo 2 para melhor, colhidas neste ano. A lavoura de origem da amostra deve ser georreferenciada. A participação é gratuita. Além da entrega das amostras é necessário preencher uma ficha de inscrição. São esperados 2 mil concorrentes. O regulamento completo do concurso pode ser acessado no site www.emater.mg.gov.br.

saiba mais

Funcafé: repasse até agora é de R$ 4,256 bilhões, diz CNC

Safra global de café cresce 9,8% para 174,5 milhões de sacas, diz Embrapa

 

O Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais tem duas categorias. A primeira é a Café Natural. Neste sistema, o café recém-colhido é levado para secar. A outra categoria é a do Café Cereja Descascado, Despolpado ou Desmucilado. Nestes tipos de café, após a lavagem, há uma separação dos frutos verdes e secos dos frutos maduros. Depois, eles passam por um descascador para só depois seguirem para secagem. No caso dos cafés despolpados e desmucilados, há ainda uma fase em que o produto passa por um tanque de fermentação. Cada produtor pode participar com apenas uma amostra em cada categoria.

Os cafés concorrentes vão passar por análises físicas e sensoriais feitas por uma comissão julgadora formada por, no mínimo, dez classificadores e degustadores de café. Na primeira etapa de análise, só serão classificados os cafés que obtiverem o mínimo de 84 pontos, de acordo com as normas da Associação Americana de Cafés Especiais (SCAA).

A produção dos cafés participantes também passará por uma avaliação socioambiental. O produto será pontuado em quesitos como a proteção de nascentes da propriedade, preservação de mata ciliar dos cursos d'água, entre outros. As amostras selecionadas na primeira etapa vão para uma nova avaliação. A comissão julgadora fará a classificação das melhores das duas categorias, em cada região cafeeira de Minas Gerais: Cerrado, Sul de Minas, Matas de Minas e Chapada de Minas.

saiba mais

União deve indenizar exportadores de café por intervenção no mercado

Negócio online: produtores de café vendem grãos especiais direto ao consumidor

 

No encerramento, previsto para dezembro, serão anunciados os vencedores estaduais das duas categorias, além dos primeiros colocados em cada região produtora. Também será destacada a cafeicultura que obtiver a melhor pontuação entre os finalistas. Todos receberão diploma. No ano passado, sete produtores premiados no Concurso de Qualidade da Emater-MG negociaram seus cafés com a rede supermercados Verdemar, de Belo Horizonte. Os cafés foram vendidos pelos agricultores por valores bem acima da média de mercado.

Os produtos premiados foram lançados em junho deste ano para o público consumidor, em uma série especial. As embalagens dos cafés que chegaram às gôndolas têm a foto e história do agricultor, características de sabor e aroma do produto e, ainda, o selo do concurso da Emater-MG. Os rótulos diferenciados são uma forma de valorizar o agricultor e aproximar o consumidor de quem está produzindo no campo.Em 2018, a competição contou com 1.893 inscritos. O vencedor estadual foi o produtor Josias Gomes, do município de Espera Feliz, da região das Matas de Minas.
Source: Rural

Leave a Reply