Skip to main content

Unica já se posicionou contra o plantio de cana na Amazonia (Foto: Getty Images)

 

A União da Indústria de Cana-de-açúcar (Unica), que representa as usinas de açúcar e etanol do Centro-sul do Brasil, avaliou, nesta segunda-feira (26/8), que a Amazônia é um dos maiores ativos brasileiros e modelo para países “castigados pela devastação de seus próprios recursos naturais”. Em nota, o presidente da entidade, Evandro Gussi diz reconhecer o compromisso do governo brasileiro para coibir atos criminosos e defende a atuação do ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles.

“Rechaçamos, por outro lado, todas as tentativas de imputar ao governo federal inércia e condescendência com tais práticas criminosas. Somos testemunhas de que não se tem medido esforços para que esses problemas cessem”, diz o comunicado da entidade.

Ex-deputado federal pelo Partido Verde (PV) e autor da lei que institui o programa Renovabio, Evandro Gussi afirma ainda que o ministro Ricardo Salles, quando ocupou a Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, ficou conhecido pelo rigor na aplicação das leis ambientais. Na visão dele, Salles tem compromisso com a preservação das riquezas naturais.

“No momento atual, como Ministro do Meio Ambiente tem capacidade e coragem para enfrentar tais desafios”, sem, contudo, mencionar que o atual ministro, na função de secretário estadual em São Paulo, chegou a responder processo por improbidade administrativa relacionado à sua atuação.

saiba mais

Governo tem ciência da importância ambiental do Brasil, diz Salles

Governo foi alertado pelo Ministério Público três dias antes de “dia do fogo”

 

Gussi ressalta que toda a produção de cana do Brasil está distante da Amazônia. Mesmo assim, a entidade que representa as usinas do setor sucroenergético do Centro-sul afirma acompanhar a situação atual na região com a “devida atenção”. E defende um amplo consenso nacional para eliminar o que classifica como problemas reais e falsas acusações relacionadas à região.

“Colaboraremos com as autoridades e os demais atores da iniciativa privada para que o Brasil continue sendo sinônimo de produtividade e proteção ambiental e seja defendido de acusações falsas, elaboradas, o que é pior, por aqueles que têm lições domésticas importantíssimas a fazer”, diz ele, na nota.

No ano passado, a Unica chegou a se posicionar contra um projeto de lei que permitiria o cultivo de cana-de-açúcar na Amazônia. Na época, a entidade defendeu o cumprimento do Zoneamento Agroecológico para a cultura, que exclui expansões para áreas sensíveis, como o bioma amazônico e o Pantanal.

Curte o conteúdo de Globo Rural? Agora você pode ler o conteúdo das edições e matérias exclusivas no Globo Mais, o app com conteúdo para todos os momentos do seu dia. Baixe agora!

 
Source: Rural

Leave a Reply